A psicologia dos videogames

videopsico

Jogar jogos violentos mexe com nossa mente? Games podem melhorar processos cognitivos? Por que nos apegamos a determinados tipos de personagens que só existem no mundo lúdico? Que tipo de reação psicológica experimentamos quando criamos um avatar?

O doutor em psicologia Jamie Madigan procura responder este tipo de questionamento no seu blog The Psychology of Videogames. Madigan que é um “old school gamer” procura juntar sua área de estudos com seu hobbie e articular algumas boas reflexões sobre o tema.

O autor organiza um conteúdo bem legal apontando o quanto a gigantesca indústria de games trabalha o lado psicológico de seus produtos. Jogos como Heavy Rain e Beyond Two Souls da produtora Quantic Dream, por exemplo, colocam um sistema de decisões nas mãos dos jogadores que pressupõe um estudo amplo para atingir a imersão desejada.

Sem dúvida alguma, o universo dos videogames tornou-se um espaço privilegiado para diferentes tipos de reflexões como a do Sr. Madigan e, longe de chegar a respostas definitivas, o autor busca ampliar a discussão sobre o tema.

Os temas abordados são bastante variados e há uma área repleta de boas referências. O blog é um ótimo ponto de contato para aqueles que estudam ou pretendem estudar o mundo dos games com maior profundidade.

Interessou? Acesse agora clicando aqui.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More