Comportamento Criatividade Tecnologia

One Hour Agency: a agência que cria em 1 hora

onehour2

Lembra da revelação de fotos em uma hora? Agora tem pra propaganda.

É a sueca One Hour Agency.

“Você nos dá uma hora. E a gente cria grandes ideias para você”

Essa é a assinatura que descreve o novo formato de agência criada pelo competente pessoal da Sueca Hyper Island (uma escola de treinamento em tecnologias digitais), com um pequeno grupo de criativos comandados pelos Diretores de Arte Ben Langeveld e Ingmar Larsen.

Como é possível? Fizeram um chart para responder essa pergunta também mais rapidamente:

OneHour1

Repare que está previsto dentro dessa hora até alguns minutos para você comentar sobre o calor daqui, e eles, o frio de lá.

Você “cospe um briefing”, vai tomar um café e na volta os caras te apresentam ideias.

Claro que o formato parece maluco, mas conceitualmente não é. O processo todo é de ideation, ou seja, o objetivo é gerar conceitos e ideias e não trazer uma campanha finalizada. É uma abordagem mais inteligente do que o ineficiente “brainstorming” inventado na década de 60 porque prevê momentos de introspecção e não apenas uma verborragia de insights. Nesse modelo, você sai com ideias, não apenas insights. Outra coisa que faz todo o sentido é a estratégia twitter de forçar organização mental e criativa por limitação, neste caso, de tempo. O universo da propaganda e marketing é possivelmente o mais espumoso e afetado do mundo. E uma hora (com 30 minutos intensos de ideation) pode sim ser tempo suficiente para gerar um conceito interessante. E se o objetivo é tirar a espuma do processo, já gostei da iniciativa.

Entregar conceitos e ideias em uma hora tem mais a ver com trabalhar com limitação do que com pressa de cliente. Se bem que o que não falta é cliente querendo campanha em uma hora mesmo.

[via][via]

2 comentários

Luiz Fernando Haddad 12 de fevereiro de 2014 at 11:48 AM Reply
Erico Da Rocha Nobre 12 de fevereiro de 2014 at 10:52 AM

pastelaria criativa? ou “adaptação de referências” (sério, um cara me falou isso quando eu achei que já havia visto a ideia, quando era gerente de Marketing e a “agência” apresentava campanha – em tempo, dispensei a “agência”)

Reply

Comente

Ad Blocker Detected!

Refresh