Meus posts aqui no UoD sempre são relacionados aos games. Normalmente falo sobre algum game interessante ou de alguma mecânica curiosa que surgiu recentemente. Porém, estava dando uma repassada e senti que faltava falar de algo essencial para quem curte estudar os games: livros sobre o assunto.
Sendo assim, gostaria de indicar o livro “The of Failure: an essay on the pain of playing video games” de um pesquisador fera no assunto chamado Jesper Juul. O autor argumenta no texto como falhar pode motivar a gente a jogar mais e melhor, e sobre como podemos aprender com as falhas no mundo dos games.
A visão acadêmica do pesquisador dá uma bela orientada para aqueles que desejam seguir o rumo da pesquisa e criação de games. Vale frisar que o livro Half-Real do mesmo autor é outra referência fundamental para o assunto.
Conheci o Jesper Juul em um congresso que visitei no ano passado e – além de tudo – o cara é muito gente boa.
O livro foi lançado no ano passado e vale muito a leitura. Para quem quiser conhecer mais ou comprar, clique aqui.