SXSW: Invisigram indicado na categoria Social

testeirasxsw2014

Se você é publicitário e tem uma camiseta do che Guevara, leia esse post.

“Para mim estar no olho do furacão do consumo é exatamente o que reforça meu lado mais vermelho. Eu sempre busco trabalhos que usem a máquina publicitária para o bem das pessoas e da minha própria consciência. No caso do Invisigram, pessoas de todos os setores de uma agência transformaram zero reais em investimento em meio milhão de reais de doações para combater a extrema pobreza.”
Tiago Marcondes

Ontem, o updater Leo Amaral fez este post sobre o Invisigram.

Com o post fresco, bati um papo com um dos criadores do projeto, Tiago Marcondes, que contou um pouco sobre todo o processo e ainda pediu depoimentos de todos os envolvidos:

“Lucas Casão e Guilherme Rácz são dois caras geniais que eu tive o prazer de conhecer na Y&R. Eles criaram uma ideia muito boa e junto com varias pessoas da agência colocamos de pé um projeto que gerou impacto na vida de muita gente. Aqui um pequeno bate e bola entre as partes envolvidas, para a gente entender como aconteceu.”
Tiago Marcondes

“Queriamos denunciar a pobreza para milhões de pessoas sem ter um tom vitimizante ou sensacionalista. Sensibilizar a sociedade contra a indiferença à desigualdade social no Brasil. A pergunta em nossas cabeças era: Como colocar a pobreza em pauta? Como torná-la uma causa famosa?”.
Pedro Oliveira – Diretor de comunicação (Cliente)

“Não havia 1 real de verba para produção e veiculação, logo a ideia teria de ser custo zero, parcerias… Depois de discutirmos muito, chegamos a conclusão de que seria legal se os moradores dessas comunidades tivessem um instagram para mostrar a sua realidade, seu dia a dia. Mas o mais legal ainda seria usar toda a popularidade e o alcance do Instagram de celebridades.”
Lucas Casão – Redator

“Quando a Young nos apresentou a ideia ficamos com um mix de emoções, entre saber que seria muito difícil envolver tantos famosos em uma mesma campanha, sobre a mesma organização, mesma causa, e sem nenhuma verba. Mas por outro lado, nos brilhava os olhos pensar, não só em famosos apoiando nossa causa e trabalho, mas que a denuncia fosse feita pelos próprios moradores, com uma capacidade de impacto muito alta. Compramos a briga juntos.”
Pedro Oliveira

“O mais difícil foram as celebridades… Ah as celebridades… em um primeiro momento todas perguntavam “quem já topou?” protegendo sua imagem e criando um efeito cascata, se um não vai, ninguém vai. montamos uma estratégia sólida e conforme as grandes celebridades foram topando, quase todas entraram no projeto.”
Tiago Marcondes

“Recebíamos diariamente fotos dos moradores das comunidades, adicionávamos os filtros do instagram e repassávamos para as celebridades postarem. nós da criação, o atendimento, gerentes de projeto e RTV tinham que se desdobrar alem do horário para conseguir entregar o projeto sem atrapalhar o dia-a-dia. foi um sufoco!”
Thiago Andrade – Assistente de Arte

“A gente esperava que o Invisigram tivesse um certo alcance. Porém, foi mais do que o esperado: vários sites, jornais e até um canal de televisão divulgou o projeto.”
Gui Rácz – Diretor de Arte

“Tivemos um impacto muito positivo, muito além do esperado. Todos os nossos objetivos internos, que contavam com apoio de outras ações integradas, atingiram suas metas.”
Gui Rácz – Diretor de Arte

“Foi legal quando começamos a receber telefonemas e emails de celebridades querendo participar. A Daniela Mercury e o Carlinhos Brown e outros artistas pediram para entrar no projeto. Muitas pessoas fora do mundo das celebridades também queriam doar suas contas de Instagram.”
Tiago Marcondes

“O mais curioso e legal que aconteceu do Invisigram foram os debates e discussões que acontecerem nos instagrans das celebridades. As pessoas não estavam só dando likes nas fotos, elas comentavam: ora com indignação, revolta, ora com compaixão. Foi bacana isso. ”
Lucas Casão

“O impacto que teve em toda a sociedade ainda está gerando frutos: constantemente recebemos ligações e e-mails pedindo para também doarem seus perfis no Instagram, mesmo a campanha já ter sido finalizada a meses, e/ou querendo contribuir com doações financeiras e querendo se voluntariar.”
Pedro Oliveira

O projeto ja ganhou o prêmio Effie de efetividade na propaganda, “para mim isso vale muito mais do que outros mais glamurosos, pois saber que aumentamos em 30% a arrecadação do TETO em relação ao ano passado me faz dormir mais tranquilo”, acrescenta Tiago.

Recentemente o projeto foi indicado na categoria Social do SXSW, que premia ações na internet (e quase nada é publicidade).

“Logo depois do carnaval estarei em Austin (Texas) para o festival, quem estiver por lá, dá uma passada no TACO MEET UP, sexta feira dia 7 de março, vamos fazer uma apresentação do projeto para quem quiser saber mais detalhes. Vou dividir a mesa com o Bruno Tozzini, publicitário empreendedor que está criando uma linha de chapéus com chips, juntos vamos discutir como usar a grande maquina publicitaria muito além da propaganda.” Convida, Tiago.

Estaremos por lá torcendo pelo projeto.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More