S.S. Warrimoo (1899), a história do navio que teve um momento de onipresença

SS_Warrimoo3

Se você traçar uma linha vertical por cima da Nova Zelândia, vai ter mais ou menos a Linha Internacional de Mudança de Data, onde todo dia começa oficialmente. Ela fica exatamente no lado oposto do Meridiano de Greenwich, que divide o mundo em ocidente e oriente.

International-Date-Line-Map

No dia 30 de dezembro 1899, o capitão Captain J.K. Davis do navio S.S. Warrimoo, que ia de Vancouver para a Australia, estava próximo dessa linha e também da linha do Equador – e teve uma ideia. Fez alguns cálculos, e navegou até o ponto exato onde as duas linhas se cruzavam.

E fez um anúncio aos tripilantes e passageiros do navio:

“Hoje, exatamente a meia-noite, seremos os únicos humanos a estar AO MESMO TEMPO em dois hemisférios, dois dias, dois meses, dois anos, duas estações e dois séculos. Ao caminhar de proa à popa, de bombordo a estibordo, poderemos experimentar passar entre inverno e verão, entre o norte e o sul e entre o século 19 e o século 20”

meri

O preço que pagaram por essa oportunidade única?

Para o S.S. Warrimoo, o dia 31 de dezembro desapareceu completamente (isso tá na fonte, mas ainda estou coçando a cabeça)

Fato Bônus: se você pegar um barquinho e der um pulo nesse mesmo local no dia 21 de junho (de qualquer ano) e deitar no meio do convês, a meia-noite sua mão esquerda estará no verão, sua mão direita estará na primavera, seu pé esquerdo estará no inverno e seu pé direito estará no outono.

Fonte

 

 

Default image
Wagner Brenner
Fundador e editor do Update or Die.
Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh