S.S. Warrimoo (1899), a história do navio que teve um momento de onipresença

Se você traçar uma linha vertical por cima da Nova Zelândia, vai ter mais ou menos a Linha Internacional de Mudança de Data, onde todo dia começa oficialmente. Ela fica exatamente no lado oposto do Meridiano de Greenwich, que divide o mundo em ocidente e oriente.

International-Date-Line-Map

No dia 30 de dezembro 1899, o capitão Captain J.K. Davis do navio S.S. Warrimoo, que ia de Vancouver para a Australia, estava próximo dessa linha e também da linha do Equador – e teve uma ideia. Fez alguns cálculos, e navegou até o ponto exato onde as duas linhas se cruzavam.

E fez um anúncio aos tripilantes e passageiros do navio:

“Hoje, exatamente a meia-noite, seremos os únicos humanos a estar AO MESMO TEMPO em dois hemisférios, dois dias, dois meses, dois anos, duas estações e dois séculos. Ao caminhar de proa à popa, de bombordo a estibordo, poderemos experimentar passar entre inverno e verão, entre o norte e o sul e entre o século 19 e o século 20”

O preço que pagaram por essa oportunidade única?

Para o S.S. Warrimoo, o dia 31 de dezembro desapareceu completamente (isso tá na fonte, mas ainda estou coçando a cabeça)

meri

Fato Bônus: se você pegar um barquinho e der um pulo nesse mesmo local no dia 21 de junho (de qualquer ano) e deitar no meio do convês, a meia-noite sua mão esquerda estará no verão, sua mão direita estará na primavera, seu pé esquerdo estará no inverno e seu pé direito estará no outono.

Fonte

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More