in ,

Banda francesa Tryo faz música em resposta aos atentados ao Charlie hebdo

Meu intuito inicial com este post era apresentar a vocês a banda de reggae francesa Tryo, da qual gosto muito. Mas, durante a minha busca, descobri que entre todas as discussões em torno do ataque ao jornal satírico Charlie Hebdo, o grupo escreveu uma canção em resposta aos atentados.

Tryo é um grupo de reggae bastante popular na França pela posição política de esquerda e por críticas a diversos políticos. As letras do grupo são voltadas para a política e ao amor, embora Tryo também escreva canções bem humoradas. Assim, não é nenhuma surpresa que eles tenham escrito uma canção em reconhecimento por Charlie Hebdo.

Chamada “#JeSuisCharlie”, a música foi lançada em 10 de janeiro, já acumula mais de 2 milhões de visualizações e continua crescendo. A declaração que acompanhou o lançamento da canção dizia: “Tignous era nosso amigo. Nós dedicamos esta canção para a sua família e para todas as vítimas desses dias terríveis”. Bernard Tignous foi um cartunista para Charlie Hebdo morto nos ataques.

O vídeo da canção apresenta cartunistas fazendo desenhos satíricos. A primeira imagem é a de um francês que está iluminando o nariz (desenhado como uma bomba) de um terrorista, o que implica que o ataque saiu pela culatra. Os outros desenhos refletem ideias semelhantes, cabendo ao tema da canção:

Na ativa desde 1995, Tryo já vendeu mais de 900 mil álbuns, tendo quatro discos de estúdio, um ao vivo duplo e dois DVDs. No show, o grupo utiliza uma grande variedade de instrumentos, como piano, cajon e até um darbuka, um tambor do Oriente Médio.

A seguir você confere uma playlist com músicas do grupo! Enjoy!

Reportar

Mentor

Escrito por Paula Romano

Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.

Story MakerContent Author100 Posts Mr. Postman!Votador!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote