O assombroso Super Mario programado com Inteligência Artificial

Vivemos dias incertos. Politicamente, ambientalmente, estruturalmente, pouquíssimas instituições humanas atravessam nossos dias com absoluta estabilidade e segurança.

O vetor principal da mudança é a revolução tecnológica com seu reluzente espírito de disrupção.

Em nossa esquizofrenia coletiva, compartilhamos vorazmente a angústia e a satisfação de vivenciarmos os últimos dias da sociedade atual e, ao mesmo tempo, os primeiros de uma nova sociedade ainda a se consolidar.

O vídeo que você assiste abaixo é uma prova de que a singularidade se aproxima cada vez mais.

E, mais do que isso, é uma lição de programação trocada entre pesquisadores de diferentes universidades, embuídos na criação da nova etapa da experiência humana: a inteligência artificial.

Nele, você pode ver como, com poucas linhas de código, o personagem interativo mais amado do planeta torna-se capaz de simular raciocínio e aprendizado, passando a tomar escolhas próprias, se movimentar de maneira autônoma e a experimentar sensações, desejos e virtudes biológicas, como fome, alegria e tristeza.

Ainda que a arquitetura do projeto seja experimental, pela própria natureza do trabalho acadêmico, este grupo de cientistas talvez tenha encontrado a melhor maneira para ilustrar rapidamente como serão os novos habitantes cerebrais do nosso planeta. Afinal, linhas de código podem ser copiadas infinitamente em microsegundos, e o resultado da programação inovadora em um laptop é capaz de incorporar a rotina de bilhões de pessoas como o “novo normal”. É desnecessário listar as ferramentas que já capturaram nossa curiosidade, atenção e afeto desta maneira estonteante.

É a gênese da revolução silenciosa que tomará conta de todos os aparelhos que te cercam aí, mesmos os que ainda não possuem um chip processador.

O play no vídeo abaixo é capaz de provocar a mistura contemporânea de entusiasmo e terror, o orgulho assombroso de assistirmos nossas criações aprendendo a descartar nossos esforços.

Vamos então ao prosaico Super Mario turbinado com programação de inteligência artificial.

Você já está se preparando para o novo mundo? Ainda não? Rapaz, é melhor você começar a tratar sua torradeira com mais respeito.

Via Newsweek

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More