SXSW 2015: Dominguinhos

headbannersxsw

Tenho uma história com o Dominguinhos:

Do maternal até a quinta série, “estudei” com a Liv, filha de Dominguinhos. Certa vez, o pai foi buscá-la e levou uma de suas sanfonas para mostrar para a molecada. Fiquei hipnotizado e bastante curioso. Depois, em um tipo de excursão, levou a criançada para conhecer seu estúdio em casa. Foi quando, pela primeira vez, tive contato com vários violões e outros instrumentos musicais (um caminho sem volta). Lendas familiares dizem que foi ele quem deu a dica para a minha mãe: “o garoto gostou dos violões, incentive-o”. Naquele Natal, o presente (surpresa) foi um violão (que ainda está aqui ao meu lado, vinte e poucos anos depois).

“Dominguinhos”, o filme, foi idealizado por Mariana Aydar, Duani e Eduardo Nazarian. A produção, da bigBonsai, com direção assinada por Joaquim Castro, Nazarian e Mariana apresenta uma série de imagens de arquivo, narração feita pelo próprio e trechos de shows célebres – como uma apresentação muito bem humorada com Dominguinhos e Luiz Gonzaga no palco. Há também duetos com uma Nana Caymmi (bastante emocionada), Elba Ramalho, Nara Leão, Gilberto Gil e Gal Costa.

O filme faz parte de um projeto multiplataforma que consiste num documentário para cinema e numa webserie (com direção de Felipe Briso). As duas plataformas têm conteúdos complementares e distintos. É uma das atrações do SXSW 2015.

O longa valoriza a experiência sensorial e cinematográfica e se aprofunda nos arquivos de imagem e fonogramas raros, numa viagem conduzida pelo Dominguinhos.

“Um Dominguinhos que pouca gente conhece: jazzista, improvisador, universal. Virtuoso que nunca estudou música” – Mariana Aydar sintetiza o porquê do seu interesse em realizar uma obra que homenageia este que é um dos ícones da música brasileira e a envolveu por seis anos. Nela, a cantora menciona singularidades bastante marcantes na obra desse exímio sanfoneiro: seu refinamento musical, sua universalidade. “Assim era Dominguinhos. Grande, muito grande. Simples, muito simples”, diz ela.

A webserie já possui mais de um milhão de visualizações no seu canal oficial do youtube.

O documentário está entre os mais assistidos de 2014 e ficou 16 semanas em cartaz, num lançamento nacional que incluiu 29 cidades. Antes de ser selecionado para o SXSW, o filme percorreu o circuito de prestigiados festivais, incluindo os mais importantes festivais de documentários do mundo. E, em março, desembarca em Austin.

Em primeira mão para o UoD, o videocase com a repercussão:

E, a playlist:

Ficha Técnica Dominguinhos
Idealização, Direção Musical e Produção Associada: Eduardo Nazarian, Mariana Aydar e Duani
Produção: Deborah Osborn, Felipe Briso e Gilberto Topczewski
Direção: Joaquim Castro, Eduardo Nazarian e Mariana Aydar
Produção Executiva: Deborah Osborn
Direção de Produção: Camila Nunes
Roteiro: Di Moretti
Montagem: Joaquim Castro
Pesquisa: Eloa Chouzal
Desenho de Som: Joaquim Castro e Edson Secco
Direção de fotografia: Tiago Tambelli, Pedro Urano
Direção de Cenas: Felipe Briso e Joaquim Castro

*A cobertura do Update or Die tem o oferecimento do Santander. Apoio cultural do Twitter Brasil e Apex-Brasil, parceria de conteúdo com a Revista Trip e a produtora de áudio Luchalibre. 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More