Unspecialize: a palestra que eu não assisti

amanda

Quando a gente vem para um evento como o SXSW, a tendência é falar sobre as palestras que a gente viu. Mas como você já leu milhões de vezes, são muitas coisas interessantes simultaneamente e a gente precisa fazer escolhas.

Pois então, durante o SXSW Interactive, em determinado dia e horário eu tive que escolher entre duas palestras que eu queria muito assistir e acabei colocando na lista do “para pesquisar depois” a do Daniel Disselkoen, um designer holandês que tem uma proposta bastante interessante (e muito simples, na verdade): pare de olhar o mundo com olhos de especialista.

Faz sentido, não faz? No final das contas, quando a gente anda por um lugar que a gente já conhece, acaba deixando passar uma porção de coisas interessantes que literalmente viram paisagem.

No próprio texto de apresentação da palestra ele dizia: “Quanto mais eu aprendia sobre design, mais eu percebia o mundo em termos de design. Claro, eu estou exagerando quando eu digo que só vejo fontes, padrões, grides, embalagens e cartazes. Mas muito provavelmente eu só veja a caixa e não o seu conteúdo. Generalizando: um biólogo talvez só veja plantas, um arquiteto provavelmente só olhe para os prédios e um psicólogo acabe olhando mais para as pessoas.”

A proposta dele é justamente exercitar o olhar para quebrar isso. É enxergar as coisas de um jeito diferente (e perceber a graça que existe nisso). Foi com essa proposta que ele criou, há alguns anos, o Man-Eater, uma intervenção artística que convida cada passageiro de transporte público a olhar pela janela de um jeito diferente:

Foi com esse mesmo princípio que ele criou o Cucalu, um game via smartphone que te convida a desconstruir as formas que você está acostumado a ver ao seu redor, procurando outras através de estímulos diferentes do tradicional.

Vale experimentar. No mínimo vai ser divertido. ;)

*A cobertura do Update or Die tem o oferecimento do Santander. Apoio cultural do Twitter Brasil e Apex-Brasil, parceria de conteúdo com a Revista Trip e a produtora de áudio Luchalibre.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More