Um concreto permeável que pode reduzir os problemas de enchente

O concreto permeável consiste em uma camada superficial de asfalto, aplicada sobre camadas de materiais de alta porosidade, capazes de reter água. As camadas de subsuperfície podem receber sistemas de drenagem ou coleta de água, ou se interligarem com a rede pluvial.

866

Desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Tecnológicas da Finlândia, esse novo tipo de concreto já está sendo testado pela USP para combater o problema das enchentes em grandes regiões metropolitanas como São Paulo.

Veja no vídeo abaixo como funciona:

O novo material ainda não é um substituto completo para o asfalto, porque não é adequado para regiões de alto tráfego. Mas a solução já está começando a ser testada em praças, parques e estacionamentos.

O concreto permeável precisa ser usado com responsabilidade, no entanto. É preciso que exista um sistema de drenagem eficiente nas camadas de base do terreno, para que o excesso de água no solo não cause problemas mais graves do que as enchentes.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More