Um primeiro dia cheio de coragem no Festival Path

unnamed (1)

Guest Post por Pedro Jansen, jornalista especialista em Cultura.

Feche os olhos por alguns segundos enquanto mentaliza o seguinte: você está feliz com a vida que leva? Está realizado com suas escolhas profissionais e com os caminhos que a sua carreira traçou para você?

Pense um pouco sobre o assunto e então abra os olhos. Como você se sente?

Independente da sua resposta, o primeiro dia do Festival Path certamente teria muitos questionamentos para propor a você. Não questionamentos como os que abrem esse texto, mas daqueles que efetivamente colocam uma provocação intensa e pulsante nas suas mãos: se você não está feliz com a sua carreira, por que ainda não tomou uma atitude para mudar isso? Se você está satisfeito com o resultado que o seu trabalho cotidiano, que decisões você tomou para chegar a esse lugar tranquilo?

E, por que essas provocações surgiriam? Bom, poderíamos começar pela programação do dia, que passeou pela importância de se fazer e construir as coisas que usamos na nossa vida para ampliarmos nossa noção de responsabilidade sobre o nosso consumo até os limites da vida profissional e pessoal e como lidar com as interferências dessas esferas entre si. Mas isso seria pouco, muito pouco.

Porque o primeiro dia do Path trouxe à baila personalidades de ambientes profissionais tão distintos e com visões de vida tão alinhadas e tão propositivas para o mundo (tanto o interno quanto o externo) que ouvir tudo que foi dito é apenas o começo de uma trilha muito mais profunda. Falou-se de coragem, de iniciativa, de determinação, de auto-reflexão, de idealismo, de sustentabilidade. Cartões foram trocados e contatos profissionais foram feitos? Sim. Abraços foram dados e reencontros pelos corredores aconteceram? Sim.

E esse encontro de universos tão distintos, indo do negócio ao carinho, fizeram desse primeiro dia de Path um ambiente de criação, de inspiração e de projeção. Voltamos então às perguntas do início desse texto, que provavelmente acompanham diversos profissionais das mais diversas áreas, só que com outro fôlego. Se chegamos ao Instituto Tomie Ohtake nesta manhã outonal tão paulistana com – talvez – poucas pistas de como respondê-las, saímos de lá nesta noite agradavelmente fria com diversas sementes plantadas.

Amanhã, 26, acontece mais uma rodada intensa de palestras e debates no Path.

O Update or Die é apoiador cultural e de mídia do Path, a nossa cobertura tem oferecimento da cerveja SOL. Acompanhe as postagens da marca no Facebook e no Instagram para ver pílulas do festival, conhecer mais sobre os palestrantes e plantar ainda mais sementes.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (18)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More