UoD no júri do Prêmio Abril de Publicidade (Native Ads)

premioab

Peço licença para um post entusiasmado: O UoD vai fazer parte júri do “Prêmio Abril de Publicidade” nas categorias “Criação Digital” e “Native Ads”.

Por que isso é tão importante pra gente?

O mercado digital vem buscando modelos de negócios no ambiente digital que viabilizem a curadoria de conteúdo sem que a credibilidade dos textos seja colocada em dúvida. Difícil. Por isso (e por outros vários motivos) levantamos desde sempre a complicada bandeira de não trabalhar com formatos tão óbvios do mercado, como os publis/posts pagos. É política e filosofia da casa. Ponto.

A publicidade nativa, ainda um pouco indefinida, oferece conteúdo atrelado às marcas e tem sido apontada como uma boa alternativa de formato. Vide a iniciativa da Editora Abril, que percebeu essa tendência nos seus próprios títulos, destacou times especializados para atuar junto com as agências na criação dessas peças e criou uma categoria específica para isso no seu prêmio anual de publicidade.

Para mim é claro e óbvio que camuflar publicidade no meio do conteúdo é, além de complicado, equivocado. E acho também (só acho, tá?) que escrever em letras miúdas o oferecimento de uma marca não é lá uma maneira muito inteligente de apropriação. Podemos fazer melhor. E o Update or Die tem feito.

Propaganda disfarçada é pior do que propaganda escancarada. Essa você escolhe ignorar.

Contexto é importante.

Um oferecimento de marca claro, transparente e orgulhoso deveria, pelo menos na teoria, ser interessante. E uma associação natural e coerente.

O limite tênue entre publicidade e conteúdo só fica incômodo e desproporcional quando se tenta maquiar o elefante na loja de cristal.

Vou além e posso dizer com propriedade que é um dos nossos maiores esforços comerciais por aqui: criar projetos editoriais/conteúdo que atenda o propósito da marca e sua campanha atual e que tenha adequação e sinergia com os nosso objetivos e crenças. Tudo isso sustentado pelo uso correto dos espaços de mídia e presenças digitais. Estamos trabalhando nisso todo santo dia.

Mas por que esse post?

Porque como coincidências não existem, o UoD foi justamente convidado pelo pessoal da editora Abril para fazer parte do júri do “Prêmio Abril de Publicidade” nas categorias “Criação Digital”… e na categoria “Native Ads” (que é nova).

O convite chegou como uma motivação a mais, para continuarmos trabalhando da maneira em que acreditamos.

São projetos editoriais que temos feito para algumas marcas como:

01. a cobertura do SXSW 2015, junto com o Santander e o Twitter
02. a cobertura do Festival Path, com a Cerveja Sol
03. a Campus Party com o Drinkfinity
04. o Drinkfinity com feedbacks qualificados, através da nossa comunidade
05. o House of Jam com a Evoke
06. a cobertura de Cannes que começa um mês antes das outras

Por isso a Editora Abril enxerga o UoD como um bom exemplo de “nativos” na área. Nós, defensores dessa bandeira, apoiamos e admiramos muito a iniciativa de criar essa nova categoria e motivar ainda mais criações nesse sentido.

Vai ser um prazer e uma ótima oportunidade de fazer parte desse júri e poder olhar o que o mercado tem produzido nessa busca de adequação, contexto e nexo. Esperamos encontrar os vencedores do prêmio no SXSW do ano que vem.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More