7 comerciais brasileiros que um dia quase levaram o GP em Cannes

hittesteiraCannes1

Agora que a obra-prima da F/Nazca para a Leica faturou o Grand Prix da categoria Film do Cannes Lions, alguns perguntam: “Poxa, o Brasil nunca tinha vencido o prêmio máximo?”. Não. Venceu agora porque o filme de Leica entendeu o mundo contemporâneo como poucas propagandas (mas isto é assunto para outro artigo). Porém, sabemos que nosso País tem tradição na área.

Também pudera, uma nação com profissionais do nível de um João Daniel Tikhomiroff, Washington Olivetto e Nizan Guanaes sempre fez bonito em Film.

[hr]

01. LATAS

[hr]

Mas afinal, qual deles passou perto de faturar o grande prêmio da categoria? No quesito pontuação, o mais memorável, talvez, seja o filme “Latas”, criado pela Standard, Ogilvy & Mather para a cola Araldite. Faturou Leão de Ouro no Cannes Lions de 1989, mas como disse o sempre genial Carlos Castelo, um dos criadores do anúncio, foi um “vice-Grand Prix”.

[hr]

02. HITLER

[hr]

E não dá pra falar do Festival de 89 sem citar o clássico filme “Hitler”, criado pela W/GGK para a Folha de S. Paulo. Outro Leão de Ouro brasileiro daquele ano. Criação de Olivetto e Nizan, direção de Andrés Bukowinski. Tinha como dar errado?

[hr]

03. CRIANÇAS FAMOSAS

[hr]

Vamos deixar o Olivetto um pouco de lado e relembrar de outro clássico, este dos anos 90, criado pela DM9 para a Lego. Como definir a força da marca em apenas 30 segundos de filme? Dê o play no vídeo abaixo e descubra:

[hr]

04. DOUBLE CHECK

[hr]

Em 1999, a AlmapBBDO usou a simplicidade para faturar o Leão de Ouro em Film. Uma simples – mas genial – brincadeira com o logo da marca e o controle de qualidade da montadora. Daquelas ideias que você vê executada e pensa: “Por que não pensei nisso antes?”

[hr]

05. SEIVA DE ALFAZEMA

[hr]

Criado pela extinta Deck e dirigido por – sempre ele – Tikhomiroff, o filme abaixo não passaria na TV nos dias de hoje. Mãe e filha nuas promovem a seiva de Alfazema da Phebo, tudo ao som de Billie Holiday e da bela “I’ll Never Be the Same”. Uma chuva sensorial para quem assiste. Uma obra-prima. Leão de Ouro, mas com pele de Grand Prix.

http://www.youtube.com/watch?v=izJkQ7O5QLc

[hr]

06. A SEMANA

[hr]

Outros anúncios merecem a menção. Caso do emocionante “A Semana”, da W/Brasil, feito especialmente para o lançamento da Revista Época. Destaque para a direção de Jarbas Agnelli e de sua trilha (sempre) genial.

[hr]

07. PASSEATA

[hr]

E muitas vezes nós vemos o filme aqui no Brasil e pensamos: “Poxa, isso tinha que ganhar o prêmio máximo”. O motivo: nossa percepção como cidadãos do País em que a propaganda foi veiculada é diferente da dos jurados gringos. Talvez, este tenha sido o caso do clássico anúncio para os Jeans Staroup, criado pela W/Brasil e que, convenhamos, num país recém saído da Ditadura, era um tapa na cara de qualquer conservador. Mais um com Olivetto e Nizan na ficha. Trilha, fotografia, presença de marca, etc. Está tudo aí:

E você, lembra de outro anúncio marcante que quase levou GP de Film? Comente.

 

A NOSSA COBERTURA TEM O APOIO CULTURAL DO TWITTER BRASIL.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More