in , ,

Precisamos entender mais sobre ciência

Hoje esbarrei com a fala de Carl Sagan, ‘The Pale Blue Dot‘. Um daqueles textos que coloca todas nossas vidas em perspectiva. O texto está no fechamento da imperdível série “Cosmos“, que tem como apresentador um dos gênios contemporâneos,  Neil deGrasse Tyson. Pra quem não o conhece cuidado para não se apaixonar vendo esse video dele explicando, para uma criança de 6 anos, o sentido da vida.

O parágrafo mais forte do texto de Carl, na minha opinião, é esse: “A Terra é um palco muito pequeno em uma imensa arena cósmica. Nela todos que você ama, todos que você conhece, todos que você já ouviu falar, todo ser humano que já existiu, viveram suas vidas. Milhares de religiões, ideologias e doutrinas econômicas, cada professor de moral, cada político corrupto, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, todos os santos e pecadores da história de nossa espécie. Pensem nos rios de sangue derramados por todos os generais e imperadores para que na glória do triunfo, pudessem ser os senhores momentâneos de uma fração de um ponto.”

Precisamos entender mais sobre ciência pois ela é a ferramenta mais poderosa que temos para que nós seres humanos não nos enganemos sobre quem somos. Neil deGrasse conclui a série Cosmos, dando 5 regras simples e muito poderosas: 1) Questione autoridade; 2) Questione a si mesmo; 3) Teste suas ideias; 4) Siga evidencias; 5) Lembre sempre que você pode estar errado.

Essas questões, se levadas a sério, possivelmente fariam do nosso mundo um lugar muito melhor, humano e cuidadoso. Pois por sermos seres tão frágeis, deveríamos estar cuidando uns dos outros.

Abaixo listo 5 cientistas, curiosos de berço, que admiro e que nós fizeram chegar aonde estamos hoje. Todos são retratados de alguma forma na série da National Geographic.

1) Sir Isac Newton: criou os fundamentos que explicam a gravidade e o movimento. 2) Marie Curie: Descobriu a radiação; 3) Charles Darwin: Elaborou a teoria da evolução; 4) Aristóteles: estudioso e pensador multifacetado; 5) Galileo: Criou um dos primeiros telescópios e descobriu que a terra dá a volta no sol e não o contrário. Por isso é estranho dizer “que belo por do sol” nos dia de hoje, pois é a terra que está  circulando e não o sol que está se ponto ou nascendo.

Somos como motores que precisam de combustível sempre. Pra mim se você não está buscando mais como ser humano, sua vida está vazia. #ContinueSempreCurioso, a vida não está pronta e estamos longe de entendermos tudo. Até a próxima.

(imagem: shutterstock)

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Participant

Written by Fabio Seixas

Sócio do O Panda Criativo, organizador do Festival Path, cofundador do Coletivo Missa, diretor de filmes e agitador cultural. Adiciona aí: @fabioseixas

Years Of Membership

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0