Outras indústrias não participariam de uma “concorrência” de graça

Se você não está familiarizado com o termo, em Publicidade uma “concorrência” significa que várias agências farão propostas de como resolver o problema da empresa-cliente – e a melhor ideia (ou a melhor proposta comercial) ganha.

O problema desse processo é que é tudo de graça: as agências gastam centenas (se não milhares) de horas de seus funcionários para criar a melhor solução possível, encantar o cliente, e só então começar a ser remunerado pelo trabalho. E as outras agências que perderam a concorrência? Simplesmente perdem a grana toda.

Mas e em outras indústrias? Isso também acontece?

Veja abaixo um vídeo da agência canadense Zulu Alpha Kilo ilustrando o quão ultrajados os profissionais de outras indústrias ficam quando alguém chega para eles com uma RFP (Request for Proposal), pedindo que eles trabalhem de graça.

A campanha, #saynotospec (algo como “diga não para trabalho especulativo/de especificação”) pretende mudar essa situação, alegando que está na hora de falar não para trabalhos meramente especulativos.

Será que é tão fácil dizer não como o vídeo faz acreditar?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More