No último torneio da temporada, Tênis ganha ares de video-game

[su_heading size=”24″ align=”left” margin=”0″]No último torneio do ano, disputado apenas pelos 8 melhores do mundo, o tênis vira um espetáculo de cores e luzes com uma atmosfera que lembra as grandes lutas de boxe e a linguagem dos confrontos em video-games.[/su_heading]

Barclays ATP World Tour Finals

Londres possui os extremos dos torneios de tênis: o mais tradicional (Wimbledon) e o mais moderno (ATP Finals).

O ATP World Tour Finals fecha a temporada anual e, ao contrarío do mata-mata dos outros torneios, nesse apenas os 8 melhores do mundo se enfrentam em dois grupos de 4, onde todos jogam com todos. E no final, os melhores desses dois grupos fazem a final, que acontece no próximo domingo.

atp2

A mesma coisa vale para as melhores 8 duplas do mundo, onde o Brasil está muito bem representado pelo nosso atual melhor tenista, o Marcelo Melo, que joga com seu parceiro Croata, Ivan Dodig.

O “Torneio dos Campeões” é também o mais caprichado do ponto de vista de produção. Os jogos são disputados no famoso The O2 e a atmosfera é de luta de boxe, misturada com video-game. Os jogadores são anunciados como se fossem o Rocky Balboa, os gráficos se espalham pelas telas com animações e transições elaboradas, explorando todo tipo de dados.

djoko

O preto total da escuridão e o azul da quadra são as cores dominantes. O jogo de luzes dos canhões e dos painéis luminosos que dão a volta por toda a quadra e por toda a arquibancada transformam os jogos em espetáculos. Os contrastes agradam os olhos dos telespectadores e atletas, que conseguem focar na partida com mais facilidade. não há vento, não há sol, e a bolinha é o único ser estranho e amarelo em um mundo azul. Dá para saber onde a bolinha tocou na raquete. Pela TV. O som ecoa pela ótima acústica indoors.

london-tuesday-preview-federer-1920

Cada jogo tem clima de uma final, já que a quadra é sempre ocupada por 2 dos oito melhores tenistas do planeta. No momento em que escrevo este post, por exemplo, aguardo um Federer e Djokovic. E hoje ainda é terça-feira.

https://www.youtube.com/watch?v=bC2Kb8z1Lqs

A TV nunca conseguiu nem chegar perto do que é um jogo de tênis ao vivo. É um esporte difícil de ser televisionado. Mas quem já assitiu um jogo entre profissionais sabe que o que aparece na TV é bem diferente e muito mais lento do que na vida real. Mas, entre todos os torneios, o ATP Finals é provavelmente o mais agradável de assistir, pelo menos, o mais agradável aos olhos e ouvidos.

Os jogos acontecem todos os dias, um ao meio dia e outro as 6 da tarde (Sport TV está transmitindo, não sei se tem outros canais).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More