in

No último torneio da temporada, Tênis ganha ares de video-game

[su_heading size=”24″ align=”left” margin=”0″]No último torneio do ano, disputado apenas pelos 8 melhores do mundo, o tênis vira um espetáculo de cores e luzes com uma atmosfera que lembra as grandes lutas de boxe e a linguagem dos confrontos em video-games.[/su_heading]

Barclays ATP World Tour Finals

Londres possui os extremos dos torneios de tênis: o mais tradicional (Wimbledon) e o mais moderno (ATP Finals).

O ATP World Tour Finals fecha a temporada anual e, ao contrarío do mata-mata dos outros torneios, nesse apenas os 8 melhores do mundo se enfrentam em dois grupos de 4, onde todos jogam com todos. E no final, os melhores desses dois grupos fazem a final, que acontece no próximo domingo.

atp2

A mesma coisa vale para as melhores 8 duplas do mundo, onde o Brasil está muito bem representado pelo nosso atual melhor tenista, o Marcelo Melo, que joga com seu parceiro Croata, Ivan Dodig.

O “Torneio dos Campeões” é também o mais caprichado do ponto de vista de produção. Os jogos são disputados no famoso The O2 e a atmosfera é de luta de boxe, misturada com video-game. Os jogadores são anunciados como se fossem o Rocky Balboa, os gráficos se espalham pelas telas com animações e transições elaboradas, explorando todo tipo de dados.

djoko

O preto total da escuridão e o azul da quadra são as cores dominantes. O jogo de luzes dos canhões e dos painéis luminosos que dão a volta por toda a quadra e por toda a arquibancada transformam os jogos em espetáculos. Os contrastes agradam os olhos dos telespectadores e atletas, que conseguem focar na partida com mais facilidade. não há vento, não há sol, e a bolinha é o único ser estranho e amarelo em um mundo azul. Dá para saber onde a bolinha tocou na raquete. Pela TV. O som ecoa pela ótima acústica indoors.

london-tuesday-preview-federer-1920

Cada jogo tem clima de uma final, já que a quadra é sempre ocupada por 2 dos oito melhores tenistas do planeta. No momento em que escrevo este post, por exemplo, aguardo um Federer e Djokovic. E hoje ainda é terça-feira.

A TV nunca conseguiu nem chegar perto do que é um jogo de tênis ao vivo. É um esporte difícil de ser televisionado. Mas quem já assitiu um jogo entre profissionais sabe que o que aparece na TV é bem diferente e muito mais lento do que na vida real. Mas, entre todos os torneios, o ATP Finals é provavelmente o mais agradável de assistir, pelo menos, o mais agradável aos olhos e ouvidos.

Os jogos acontecem todos os dias, um ao meio dia e outro as 6 da tarde (Sport TV está transmitindo, não sei se tem outros canais).

Reportar

Legend

Escrito por Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote