Tarantino e o Aspect ratio de “os oito odiados”

[su_heading size=”26″ align=”left” margin=”0″]Ontem estreou nos cinemas do país o oitavo filme de Tarantino e junto com ele a volta do maior formato de bitola da era analógica do cinema, o 70 mm.[/su_heading]

UltraPanavision70 at Cinegear with Dan Sasaki thefilmbook

Ao abrir mão do formato digital e rodar todo o filme no formato conhecido como Ultra Panavision 70 mm, Tarantino vai contra a indústria digital do cinema e garante a felicidade dos amantes da película com um “aspect ratio” de 2.76, diferente dos formatos dos filmes atuais de 2.39:1 e 2.40.:1. Para se ter um ideia do que é isso e da quantidade de informação que se ganha no negativo, coloquei uma tabelinha para comparação abaixo.

Captura de Tela 2016-01-08 às 16.44.24

Criado em 1957, o Ultra Panavision 70 foi usado em projetos especiais como “BenHur” e posteriormente o Super Panavision 70 foi usado em “Lawrence da Arábia”, ajudando o filme a levar o Oscar de melhor fotografia. Usado pela última vez no final da década de 60, o formato caiu em desuso por ser caro e pouco flexivel e para garantir a exibição de seu filme no formato original, Tarantino, junto com a Panavision, fizeram um acordo e habilitaram 50 salas de cinema ao redor do mundo ao custo de 80 mil dolares cada.

h8

A empresa contratada para realizar as atualizações e procurar os cinemas disponíveis para realizar a projeção, a Boston Light & Sound, buscou durante 9 meses os extintos projetores 70 mm por todo os EUA, por fim, compraram todos que encontraram e resolveram restaurar a grande maioria para garantir o maior numero de salas de exibição. O filme de 3 horas e 10 minutos exibido em 70 mm conta com uma abertura adicional e um intervalo para troca da bobina de negativo. Infelizmente no Brasil o filme é exibido no formato digital por falta de salas nesse formato.

70mmVertLogoBlast1

Dêem uma olhada nessa sequência da corrida de carruagens de “BenHur” e vejam como o formato ajuda nos enquadramentos e nos planos mais abertos, depois o trailer de “Lawrence da Arabia” onde os planos de deserto e montanhas ganham mais impacto, e finalmente por último, o trailer de “Os 8 Odiados”, que apesar do roteiro se passar dentro de uma cabana também abusa dos planos abertos e mostra a força das locações nas cenas externas.

https://www.youtube.com/watch?v=gnRbXn4-Yis

Captura de Tela 2016-01-08 às 10.11.56

Captura de Tela 2016-01-08 às 10.10.50

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (19)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More