Como saber se estamos mesmo mudando o jogo?

por Farah Serra

Hoje todos nós já sabemos que a sustentabilidade e a inovação são pontos fundamentais, não podemos mais viver do mesmo modo em que vivemos até hoje. Devemos estudar com maior profundidade as novas formas de organizações comerciais e sociais. Devemos mudar! Mas, por onde e como começar?!

É… essa resposta não é fácil de encontrar. É preciso muita conscientização para perceber a profundeza do caos do nosso sistema. De toda forma, acredito que na superfície todos nós já percebemos que algo está errado e que precisamos mudar o nosso modo de vida, que precisamos mudar o jogo em que hoje estamos inseridos.

“Os problemas em que estamos empenhados em resolver não são os problemas que mais necessitam solução. Muito foco tem sido dado ao ‘mais rápido’, ‘mais barato’, ‘mais novo’ que perdemos contato com coisas como ‘mais seguro’, ‘mais saudável’, e ‘mais justo’”.

Felizmente, já existem muitas alternativas para isso, mas isso não quer dizer que seja fácil saber como e por onde começar. Sempre surgem dúvidas sobre o que nós podemos realizar dentro da nossa esfera de atuação.

O vídeo que compartilho abaixo nos ajuda muito neste caminho – tanto do ponto de vista da conscientização quanto ao da ação. Os mesmos criadores do “História das Coisas”*, nos revelam agora como podemos fazer a transição para um modelo econômico mais justo e sustentável. E em determinado momento, eles nos ensinam a avaliar se uma ação é transformadora, ou seja, se ela irá realmente ajudar na mudança do jogo, sendo assim merecedora ou não do nosso apoio.

Segundo eles para se identificar a real solução, é preciso analisar o ‘objetivo’, ou seja, o GOAL:

G (Gives) = Dá ao povo mais poder, tomando o poder das corporações de volta, para construir democracia?

O (Opens) = Abre os olhos do povo para a verdade de que, uma vez que as necessidades básicas sejam atendidas a felicidade e qualidade de vida não vêm de comprar mais coisas, mas de nossas comunidades, nossa saúde e senso de propósito?

A (Accounts) = Contabiliza todos os custos criados, incluindo o ‘pedágio’ cobrado das pessoas e do planeta? Em outras palavras, internaliza os custos ao invés de externalizá-los, como a maioria dos negócios fazem hoje em dia.

L (Lessens) = Diminui a enorme disparidade de riqueza entre aqueles que não têm nem suas necessidades básicas atendidas e aqueles que consomem muito além da sua porção?

Se as soluções fazem isso, ou podem ser reprojetadas para isso, elas merecem o nosso suporte.

Bem legal, não?! Para saber mais assista ao vídeo e vamos juntos, nos concentrar no novo objetivo do MELHOR e não do mais!

Vídeo “The Story of Solutions”

***

*Muito legal, se você não viu ainda, vale a pena assistir! Acesse-o aqui: A história das coisas

Citação, fonte de inspiração e fonte: The Story of Stuff Project’s

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More