Sobre o lúdico e o sério: um texto de Johan Huizinga

O historiador holandês Johan Huizinga é uma figura presente na vida de quem estuda/desenvolve games. Em 1938, Huizinga escreveu a obra HomoLudens, um estudo sobre a fertilidade lúdica e os jogos na cultura. Sua ideias percorreram décadas e estão atuais até hoje. Uma das reflexões mais importantes que o historiador mostra em seu trabalho é o conceito de “círculo mágico”, uma área na qual adentramos e saímos quando estamos envolvidos com atividades de entretenimento; esta área é um ambiente cheio de sonhos, narrativa, catarse e diversão, na qual sempre saímos transformados e carregados de significado e experiência. Eu, humildemente, tentei traduzir esta ideia em uma imagem para exemplificar:

circulo

Apesar de HomoLudens ser a obra mais reconhecida do autor no campo dos games, há um texto anterior de Huizinga que foi a base para o livro supracitado: trata-se de um discurso que ele fez na Universidade de Leiden em 1933 intitulado “Acerca dos limites entre o lúdico e o sério na cultura”.

Neste breve texto que pode ser lido em uma hora, Johan Huizinga descreve como o jogo – que possui um aspecto lúdico – incorpora em sua essência algo sério e fundamental para diversas sociedades contemporâneas. De maneira bastante incisiva, o autor vai refletindo sobre como os jogos guardam a materialidade de algo sagrado, de algo místico e como o lúdico se faz presente na poesia e tantas outras facetas da humanidade.

Huizinga-Lúdico-710x490

Adquiri em forma de livro este texto do autor. Minha versão está em espanhol, mas creio que uma busca na web pode trazer em outros idiomas. Termino este post com um pensamento que ainda é bastante atual para nossos dias:

“Durante um tempo determinado e em um lugar concreto, o jogo cria dentro do mundo ordinário outro universo próprio, extraordinário e delimitado no qual os jogadores se movem de acordo com uma lei especial e imperiosa. O jogo encanta, por assim dizer, emite uma palavra mágica que estimula. O jogo cativa e captura em um mundo específico, em sentido figurado” – Johan Huizinga*

#GoGamers

* Trecho de discurso pronunciado por Johan Huizinga em 8 de fevereiro de 1933 na Universidade de Leiden. Tradução livre do espanhol. O texto completo do autor pode ser lido no livro “De lo lúdico y lo serio” publicado pela editora Casimiro Libros (Madrid, 2014).

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (5)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More