Nova estratégia de marketing da Coca-Cola

A Coca-Cola anunciou uma nova estratégia de marketing global de “marca única”, que, pela primeira vez na história da empresa, reúne Coca-Cola, Coca-Cola Light/Coca-Cola Diet, Coca-Cola Zero e Coca-Cola Life sob o posicionamento de marca em uma única campanha criativa – “Sinta o sabor”.

Divulgação-Coca-Cola-2

 

A ESTRATÉGIA DE MARCA ÚNICA…

… estende o valor global e o apelo icônico da Coca-Cola original a todas as versões, unindo a família Coca-Cola sob a marca de bebidas e ganha vida por meio de uma campanha global – “Sinta o sabor” (“Taste the feeling”) – que usa uma narrativa universal e momentos do cotidiano para se conectar com consumidores em todo o mundo.

A campanha, também, apresenta o produto no centro da ideia criativa, celebrando a experiência e o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola.

Reforça o compromisso da companhia de oferecer opções, permitindo aos consumidores escolher a bebida que melhor se adapte a seu gosto, seu estilo de vida e sua dieta, em vários tamanhos de embalagem.

Entendo que, a nova estratégia de ‘marca única’ compartilha o valor da Coca-Cola com todos os produtos da marca, reforçando o compromisso de oferecer opções aos consumidores com mais clareza. Importante isso. Opções com clareza. Não são todas as marcas de consumo que preocupam-se com isso.

“Sinta o sabor” será lançada em vários momentos ao longo de 2016 em todos os mercados do mundo, e ganhará vida por meio de vários elementos, inclusive, comerciais, imagens, nova identidade visual e experiências digitais interativas.

Divulgação-Coca-Cola-1

 

Para colocar isso tudo no mercado reuniram mentes criativas globais de dez diferentes agências para iniciar o processo de desenvolvimento e, no fim, os dez comerciais de televisão criados para a campanha foram produzidos. Participaram: Mercado-McCann (Argentina), Sra. Rushmore (Espanha), Santo (Argentina) e Ogilvy & Mather New York.

https://www.youtube.com/watch?v=VgrcM_Vna6k

Cada mercado terá seu cardápio de peças a serem apresentadas ao público. No Brasil, a campanha terá inicialmente dois comerciais: “Hino” (Mercado-McCann) e “Break-up“ (Santo).

SOBRE O DESIGN

A visão criativa

A campanha “Sinta o sabor” comemora a ideia de que o simples prazer de beber uma Coca-Cola, qualquer Coca-Cola, torna o momento especial. Ela está baseada nos fundamentos da marca – a tipologia spenceriana, o círculo vermelho e a garrafa de vidro icônica – e apresenta momentos autênticos tendo o produto como figura central.

Mídia Exterior

As peças de mobiliário urbano da campanha “Sinta o sabor” podem parecer familiares, porém se diferenciam das demais campanhas da marca pela reunião de cinco temas: 01. momentos envolvendo a Coca-Cola, 02. o ato de beber, 03. o produto, 04. a simetria e 05. o círculo vermelho. As imagens têm a garrafa como elemento central, nas versões regular e zero.

Divulgação-Coca-Cola-6-1

 

As imagens

A fotografia da campanha feita pelos renomados fotógrafos de moda Guy Aroch e Nacho Ricci apresenta pessoas de diversas partes do mundo bebendo uma Coca-Cola gelada em vários momentos do cotidiano. O estilo urbano é refletido nas imagens. O conjunto final do trabalho inclui 100 imagens de estilo predominantemente urbano.

As imagens apresentam as versões regular e zero de Coca-Cola, em linha com a estratégia “marca única”.

São divididas em:

Momentos: a Coca-Cola é peça central em cada momento e sem ela não há história. Os registros são feitos de perto com um toque de intimidade que destaca o prazer de beber.

O ato de beber: o ato de beber é intencional, agradável e torna o momento especial.

Produto: o protagonismo do produto é a garrafa contour de vidro ou, às vezes, um copo de Coca-Cola. As imagens são recortadas de forma a enquadrarem a garrafa em close-up, ao mesmo tempo em que ilustram uma história. Isso é intencional e permite ao consumidor usar a imaginação para preencher a narrativa da história.

Divulgação-Coca-Cola-5-1

 

Círculo vermelho

O círculo vermelho da Coca-Cola com escrita spenceriana será empregado em toda a visão criativa da campanha. O logotipo agora é plano e não renderizado em 3D. Isso cria uma expressão contemporânea de um ativo familiar da marca, que é, ao mesmo tempo, arrojado, simples e icônico.

“A campanha ‘Sinta o Sabor’ introduz uma nova abordagem para dar continuidade ao longo legado da marca de excelente narrativa visual. A fotografia apresenta momentos que tornam tênues as fronteiras entre o que as pessoas são e o que gostam de fazer. Em toda a produção criativa, a Coca-Cola desempenha um papel de liderança na cena, reforçando a cor, a textura e a emoção das imagens. Cada interação é única e transformada em algo especial por meio de uma Coca-Cola, qualquer que seja a Coca-Cola”. James Sommerville, vice-presidente Global de Design.

Divulgação-Coca-Cola-3

 

SLOGAN

“Taste the Feeling” – “Sinta o sabor” é o slogan que, pela primeira vez, apresenta todos os produtos da marca. É o primeiro novo slogan para a marca em sete anos, desde o lançamento de “Open Happiness” – “Abra a felicidade”, em 2009. “Taste the Feeling” – que no Brasil será “Sinta o sabor” – surge logo após uma longa história de excelentes slogans.

1886: “Delicious and Refreshing”

1904: “Drink Coca-Cola”

1905: “Coca-Cola Revives and Sustains”

1906: “The Great National Temperance Beverage”

1907: “Good to the Last Drop”

1917: “Three Million a Day”

1922: “Thirst Knows No Season”

1923: “Enjoy Thirst”

1924: “Refresh Yourself”

1925: “Six Million a Day”

1926: “It Had to Be Good to Get Where It Is”

1927: “Pure as Sunlight; Around the Corner from Everywhere”

1929: “The Pause that Refreshes” – A pausa que refresca

1932: “Ice Cold Sunshine”

1938: “The Best Friend Thirst Ever Had; Thirst Asks Nothing More”

1939: “Whoever You Are, Whatever You Do, Wherever You May Be, When You Think of Refreshment Think of Ice Cold Coca-Cola”

1942: “The Only Thing Like Coca-Cola is Coca-Cola Itself”

1948: “Where There’s Coke There’s Hospitality”

1949: “Along the Highway to Anywhere”

1952: “What You Want is a Coke”

1956: “Coca-Cola … Makes Good Things Taste Better” – Isto faz um bem

1957: “Sign of Good Taste”

1958: “The Cold, Crisp Taste of Coke”

1959: “Be Really Refreshed”

1963: “Things Go Better With Coke” – Tudo vai melhor

1969: “It’s the Real Thing” – Isso é que é

1971: “I’d Like to Buy the World a Coke – parte do “It´s the Real Thing”

1975: “Look Up America”

1976: “Coke Adds Life” – Dá mais vida

1979: “Have a Coke and a Smile” – Abra um sorriso

1982: “Coke Is It!” – Coca-Cola é isso aí!

1985: “We’ve Got a Taste for You (Coca-Cola & Coca-Cola classic)”; “America’s Real Choice (Coca-Cola & Coca-Cola classic)”

1986: “Red, White & You (Coca-Cola classic)”

1986: “Catch the Wave (Coca-Cola)”

1987: “When Coca-Cola is a Part of Your Life, You Can’t Beat the Feeling”

1988: “You Can’t Beat the Feeling” – Emoção pra valer

1989: “Official Soft Drink of Summer”

1990: “You Can’t Beat the Real Thing”

1993: “Always Coca-Cola” – Sempre Coca-Cola

2000: Coca-Cola. “Enjoy” – Curta Coca-Cola

2001: “Life Tastes Good”

2003: “Coca-Cola … Real”

2005: “Make It Real”

2006: “The Coke Side of Life”

2009: “Open Happiness” – Abra a felicidade

2016: “Taste the feeling” – Sinta o sabor

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (30)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More