in , ,

Como cineastas manipulam emoções usando as cores

Mesmo que não possamos perceber, a cor têm o poder de influenciar o modo como nos sentimos. Desde que o cinema passou a ser colorido, nota-se que a cor é capaz de informar, transmitir sensações e ser uma ferramenta poderosa para a narrativa.

Não existe um “dicionário do significado das cores”, mas, junto com a fotografia, é na composição cromática que o cinema nos atinge de uma forma que vai além daquilo que consideramos bonito. Os grandes cineastas sabem disso e ao longo dos anos vêm se baseando nela como elemento para explorar a subjetividade do espectador.

O uso de cor em qualquer meio, seja fotografia, cinema, design gráfico ou arte, nunca está livre de sentido, seja ele intencional ou não. A paleta de cores é usada para denotar o clima, o humor, a ideia de uma cena, ajudando o espectador a sentir uma emoção específica.

O vídeo acima é uma boa maneira de entender como todo esse processo funciona. Desfrute!

Reportar

Mentor

Escrito por Paula Romano

Jornalista freelancer interessada em arte, tecnologia, cultura e sempre em busca de novas histórias. Uma pessoa que adora viajar, descobrir novidades, aprender, filosofar e que fica feliz com a companhia de um chá, um felino e um bom livro no colo.

Story MakerContent Author100 Posts Mr. Postman!Votador!

145 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote