Facebook lê o conteúdo das suas fotos para ajudar na Acessibilidade

Entenda a tecnologia usada pelo Facebook para entender o conteúdo das suas fotos, e como isso pode ajudar usuários cegos

O primeiro passo é criar um sistema de inteligência artificial capaz de aprender novas informações com o tempo (processo chamado de “Machine Learning”). Atualmente, o sistema de inteligência artificial do Facebook conta com uma rede neural de capacidade equivalente ao cérebro de um rato.

Com esse sistema funcionando, o time do Facebook começa a mostrar várias imagens para um computador e manualmente diz do que se trata o conteúdo de cada foto. Com o passar do tempo, o computador vai aprendendo sozinho a identificar o conteúdo das fotos.

Dá uma olhada no vídeo que conta um pouco desse processo:

 

O benefício para o usuário?

Segundo o vídeo, é esse sistema que permite que usuários cegos ou com impedimentos visuais consigam navegar pelo newsfeed deles e entender o conteúdo das fotos postadas por seus amigos. Para quem trabalha com design, esse estudo de como tornar experiências (digitais ou não) acessíveis para pessoas com dificuldades visuais, motoras ou cognitivas é chamado de Acessibilidade.

Obviamente existe também todo o outro lado da moeda por trás dessa tecnologia: ao entender o conteúdo da foto, o Facebook consegue entender melhor os interesses de cada usuário e depois mostrar anúncios mais relevantes baseados no conteúdo que eles andam postando. Mas isso o Facebook não vai fazer um vídeo para explicar :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (12)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More