Ouvir é uma forma de ver

Como você compartilha suas emoções na Internet?
De diversas maneiras, certo? Com textos, imagens… e emoticons.

Pra mim, Internet sempre foi sinônimo de acessibilidade, de inclusão social. Uma forma de conexão que tem o poder de mudar a vida das pessoas. E a linguagem da web, uma baita ferramenta que torna toda essa experiência mais rica, mais real, mais próxima. Afinal, um emoticon, por exemplo, pode mudar o tom de voz de qualquer mensagem.

Mas se a gente parar pra pensar, as coisas não são tão fáceis assim para todo mundo. Principalmente para os deficientes visuais.

Foi com esse pensamento que surgiu o Emoti Sounds, um novo projeto da Artplan para a Live TIM que traz uma nova forma de comunicação para jovens cegos.
Emoticons ganham sons para se tornarem uma linguagem universal, que tal?

Em colaboração com o Instituto Benjamin Constant, referência nacional para questões da deficiência visual, a iniciativa traz novas possibilidades para o NVDA, leitor de tela de mais usado no mundo. Foram mais de 60 emojis traduzidos com som, numa pesquisa enorme para entender mais sobre a acessibilidade dos cegos num mundo onde a máxima do “uma imagem vale mais do que mil palavras” prevalece.

Um pouco mais de sensibilidade para a interpretação das imagens que até então eram narradas de maneira fria. Como se emocionar com uma descrição de ;) como ‘emoticon olho piscando’?

Quando a gente subverte a lógica das coisas e transforma comunicação em ação, nascem ideias (reais) como essa”, disse Babi Bono, head de plataformas digitais da Artplan. “Foram muitas noites sem dormir, mil quebra-cabeças até a gente entender como iria transformar a ideia em realidade. (…) E agora temos uma tecnologia que vai ajudar os cegos no mundo todo a usarem, como qualquer outra pessoa, os emojis. A linguagem de emojis aproximou pessoas de qualquer nacionalidade, outros deficientes e até analfabetos. Ficou fácil comunicar. Mas para os cegos ainda existia uma barreira enorme. Agora não mais.

Não é à toa que os coordenadores do Instituto acreditam que o projeto é um verdadeiro marco. “O projeto é pioneiro no segmento e compreende todas as diretrizes que o Instituto valoriza, dentro do tripé que trabalhamos, alinhando Acessibilidade, Inclusão e Cidadania. Participamos da iniciativa ‘testando’ os sons e sugerindo algumas modificações. Os jovens com deficiência visual, que hoje já se comunicam através de muitos instrumentos, vão se sentir igualados ao irmão, a um amigo ou a qualquer outra pessoa, por meio desta nova leitura com os emoticons sonoros. Para quem não tem deficiência visual, este parece um projeto simples. Mas ele humaniza uma ideia. Afinal, a emoção não afeta apenas a determinados grupos de pessoas, atinge a todos os homens”, comentou Maria da Gloria Almeida, Assessora da Direção Geral do Instituto Benjamin Constant.

Os 68 Emoti Sounds podem ser acessados por meio de um plugin que pode ser baixado por qualquer pessoa com deficiência visual e que tenha instalado no desktop o software de leitura NVDA (gratuito). Aqui você pode ouvir e saber mais!

Braile no século XIX. Audioguide, NVDA e Emoti Sounds no século XXI.
Pra refletir. Pra se emocionar. E criar consciência que a tecnologia está aí para impactar (e melhorar muito) as nossas vidas.

O mundo ainda é bom, amigos. :)

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More