SXSW: A realidade virtual da NASA que te leva para Marte

“The Mars 2030 Experience”, um projeto criado pela NASA que tem como objetivo passarmos pela experiência de um astronauta no planeta vermelho.

O projeto foi criado por meio de imagens capturadas por sondas não-tripuladas que estiveram no planeta. Para tornar a história o mais realista possível, quem for passar pelo The Mars usará um traje especial. Depois, caminhará “na superfície do planeta” e conduzirá um veículo na mesma área.

Interessou?

O lançamento oficial acontece já neste mês, no VR/AR, um evento de tecnologia que faz parte da programação do SXSW.

shutterstock_240196702

O objetivo da NASA, que tem avançado cada vez mais em suas pesquisas sobre o solo e a vida marciana, é compartilhar os elementos dessa exploração usando a tecnologia da realidade virtual e instigar uma potencial nova geração de exploradores e cientistas. Esse mesmo sistema já foi usado no treinamento de astronautas.

Por enquanto, só uma pessoa por vez pode participar da experiência, mas a ideia dos criadores é que um módulo multiplayer seja adicionado e, aí sim, grupos de pessoas poderão fazer a exploração ao mesmo tempo.

shutterstock_240196699

A Agência Espacial dos EUA está mesmo focada em proporcionar uma chegada oficial à Marte. Em documento, eles detalham as etapas do processo, que será composto por três fases distintas:

O passo 1 é chamado de “Earth Reliant” e já está em curso. O objetivo aqui é realizar experimentos a bordo e estudar como as missões afetam o corpo humano.

O passo seguinte foi batizado de “Proving Ground” e está relacionado às tecnologias que estão sendo preparadas para este fim. Por exemplo: há uma previsão de que, em 2020, seja feita uma missão não-tripulada com robôs.

Por último virá a fase “Terra Independente” – a essa altura, a NASA espera já ter desenvolvido tecnologias necessárias para os seres humanos viverem em Marte e, inclusive, aproveitar recursos do planeta tais como oxigênio e água.

Será?

O projeto especial do UoD, no SXSW, tem o apoio cultural do Santander, Twitter Brasil, Levi’s Brasil, Rede Atlântida (RBS), GoPro Brasil e Trip Editora.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More