Memórias de Mariana: Fotos

Nossas ações em Mariana não param. O coletivo ganha força, se espalhou e já conta com cerca de 11 colaboradores. Quero contar a história de um deles, o fotógrafo e filmmaker Fernando Biagioni.

Fernando é amigo das antigas, pessoa apaixonada pelas coisas simples da vida. Ele e meu irmão dividiram um apartamento na Itália e depois fizeram do cicloativismo um interesse em comum. Conheci o Fernando através do João. E a história do cara é mais ou menos essa.

Ele herdou do pai uma Pentax K1000 ali pelos idos de 2003. E com ela começou a acompanhar uns amigos nos rolês de skate. Ainda em 2003 juntou os trocados e foi morar numa estação de Ski no Colorado, na bagagem a Pentax. Lá teve as primeiras fotos publicadas na Transworld Snowboarding.

Fernando é caçador de experiências, e com o interesse crescente em fotografia mudou-se para Firenze para estudar fotografia analógica. Formou-se no ofício em 2008 e continuou na Itália até 2011. Nesse período montou um estúdio/laboratório para atender as escolas de moda da região e focou seu estilo no processo manual da fotografia e arte da revelação, esquecidas no tempo.

De volta ao Brasil começou a fabricar os próprios reveladores, fixadores e emulsões. Na paralela juntou-se com seu irmão, Bernardo, e fundaram a ilovebubble, uma produtora independente que documentava as ações sócio-culturais que começavam a se espalhar por Belo Horizonte. Fernando assinou boa parte dos vídeos da produtora e o que era um hobby acabou virando profissão.

Dos aprendizados que trouxe da Itália, certeza que o mais importante foi perceber que era possível trocar o carro pela bicicleta, mesmo em uma grande cidade. E começou a registrar o cicloativismo na capital mineira. Dai surgiu o curta Go Riding de co-autoria com seu irmão. O vídeo que acabou abrindo novas portas. Foram convidados para um festival de filmes de bicicleta em Nova Iorque. E hoje, esse mesmo filme tem uma instalação própria em um museu dedicado ao ciclismo na Polônia.

Na estrada Fernando participou de campanhas da Lee Jeans Europa, Diesel, Oakley, Protest, RedBull, e teve editoriais publicados na Rússia, Noruega, Itália e Estados Unidos. Recentemente jogou-se na produção de vídeos autorais e documentários, é assim nos episódios 02, 03 e 04 de Memórias de Mariana. Fernando divide comigo a direção e edita todo o material.

Antes do EP02, ele nos presenteia com um ensaio fotográfico intenso de Paracatu de Baixo, quatro meses após o crime ambiental. Por lá, nada mudou. Por aqui, seguimos contando as histórias de lá.

Fernando, bem vindo ao coletivo Memórias de Mariana.

Ensaio:

19

18

17

16

15

14

13

12

11

10

9

8

6

5

4

3

2

1

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More