Porque essa amareladinha no iPhone é tão bacana

A melhor novidade do iOS 9.3 é um recurso chamado Night Shift, que dá uma amareladinha na tela para uma navegação noturna mais confortável. É um “modo noturno”. Sim, eu sei que parece uma bobagem, mas não é. E calma, porque não tem nada a ver com esse amarelão ridículo das fotos de divulgação.

rid

O Night Shift não é esse amarelão ridículo dos reviews por aí.

Para começar, não é simplesmente um layer amarelo sobre a tela. Os elementos perdem contrastes e ganham tonalidades menos azuladas, dando essa impressão amarelada, mas que na verdade é uma equalização geral dos elementos.

tint2

é só uma quebradinha de nada no azulão tela, que faz toda a diferença

Eu, por exemplo, uso uma boa parte da minha noite para caçar coisas aqui para o UoD e há muitos anos usava o F.lux, o software que serviu de inspiração para o Night Shift da Apple, mas que só estava disponível para iPhones com jailbreak (além de outras versões, para desktop inclusive). E posso garantir que é um caminho sem volta, você vai se surpreender com a diferença brutal que isso faz, muito mais do que você poderia imaginar antes de testar. Tem que usar para entender.

Uma tela azul, mesmo com brilho reduzido, é praticamente uma xícara de café forte antes de dormir. Basta você olhar alguém que esteja lendo no escuro para perceber o absurdo banho de luz no rosto da pessoa. Parece o fantasma da ópera, iluminado por um canhão de luz.

comsem

Todo mundo fica feliz.

O Night Shift também tem uma configuração esperta para manter a tela normal durante o dia e ativar só à noite: você pode escolher as horas ou simplesmente deixar que o seu celular use o nascer e o pôr do sol como gatilho.

config

o Night Shift lige e desliga automaticamente

Sugiro que você calibre apenas o suficiente para “quebrar o azul” e deixar a tela com uma aspecto mais de papel, sem exagerar na coisa. Mas é gosto, vá ajustando conforme sua preferência.

A atualização para o iOS9.3 pode ser feita diretamente pelas configurações do seu iPhone ou iPad.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (21)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More