Qual foi o primeiro seriado de super-herói na TV?

1the-clock

A segunda temporada do Demolidor, na Netflix, é sensacional. Entra ano, sai ano, os super-heróis não saem de moda. Ainda bem. Uma história que começou nos papéis nos anos 30 – a primeira aparição de um super-herói em revista em quadrinhos data de 1936, quando o “The Clock” estampou uma das páginas de uma revista da editora Quality. Dois anos mais tarde dessa aparição inicial, o termo “superhero” ganhou força e passou a ser usado no meio do entretenimento com a criação do Superman. O termo foi derivado justamente do nome do personagem. Nada importante, né? Aliás, tem um Easter Egg no “Batman vs Superman” com essa cena aqui (a primeira aparição):

1superman

E, não por mera coincidência, é dele também a primeira série de super-herói da televisão. Se hoje, em 2016, o Superman duela com Batman nos cinemas, em 1951 “The Adventures of Superman” começava a passar na TV. No ar de 51 a 57, o seriado contava com o ator George Reeves no papel principal. Ele, por sinal, foi o rosto oficial do herói por uma série de gerações, sendo substituído apenas quando o personagem ganhou os cinemas. Aí, Christopher Reeve virou o novo Superman.

superman 2

Bem longe dos orçamentos milionários ou até bilionários dos dias atuais, o seriado “The Adventures of Superman” era produzido com custos relativamente baixos – 15 mil dólares por episódios. Ainda assim, os efeitos especiais não eram poupados. E, até hoje, possuem a qualidade bastante elogiada para a época em que foram produzidos. Isso sem falar que a série foi uma das pioneiras da televisão em cores – apenas a primeira e a segunda temporada foram exibidas em preto e branco. A partir da terceira, as imagens já eram coloridas.

A partir da estreia do seriado de super-heróis inédito, o Superman voltou a aparecer na telinha em 1993, no seriado “Lois & Clark: The New Adventures of Superman”. Da marca derivaram-se outros vários produtos de televisão. Em 1961, foi exibido o piloto de uma série chamada “The Adventures of Superboy”, que trazia o ator John Rockewell no papel principal, mas ficou só nisso mesmo. Mas uma série de mesmo nome foi adiante e ficou no ar de 88 a 92, com 100 episódios ao todo. Por fim, veio “Smalville” (o excelente “Pequenópolis” do SBT – para mim, responsável por manter o Superman vivo por mais de uma década), essa já mais conhecida, que estreou em 2001 e ficou no ar ao longo de dez temporadas – sendo, até hoje, reprisada na TV aberta.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More