Um update no vinil

Precisa?

Já discutimos aqui sobre a inédita nostalgia musical que estamos vivendo. Entre outros dados, ressaltamos uma informação interessante: as vendas dos discos de vinil aumentaram em 30% no último ano, nos Estados Unidos, em relação a 2014, no mesmo país.

Mas será que, na prática, isso é tão legal mesmo? Será que existem, ao nosso alcance, aparelhos eficientes para a reprodução destes discos no mercado? Além disso, apesar de vinis serem produzidos até os dias de hoje, a tecnologia utilizada no processo continua sendo a mesma de antigamente.

Foi pensando nisso que uma companhia austríaca chamada Rebeat Digital começou a desenvolver o chamado “High Definition Vinyl”, ou seja, um vinil HD. A ideia da nova tecnologia é, principalmente, diminuir os custos e o tempo que leva produzir um disco de vinil. Segundo a empresa, o produto, que já foi patenteado, deve estar disponível para a compra em no máximo três anos.

Na última semana, a Digital Music News, um renomado portal sobre indústria musical e novas tecnologias relacionadas à área, divulgou que teve acesso aos detalhes mais técnicos do processo e explicou como funciona: trata-se de um laser que queima o áudio diretamente no disco e orienta-se por meio de um mapa topográfico 3D. Ao que tudo indica, essa é ainda a parte mais problemática da história, pois falta chão no aperfeiçoamento da técnica.

Os LPs em HD funcionarão normalmente nos aparelhos que já existem, a diferença é que o volume e a qualidade do áudio serão melhores, além da maior rapidez na leitura do disco e ainda uma possível consequente diminuição nos gastos de energia das vitrolas.

Se o preço for relativamente semelhante aos dos discos de vinil do mercado, a novidade promete dar certo – resta saber qual será o alcance dessa tecnologia, para que ela não fique restrita a poucos países. Se as técnicas de produção não forem exportadas e sim somente o produto final, não adiantará muito, uma vez que os gastos de impostos e importação muito provavelmente encarecerão os discos, fazendo com que eles custem bem mais do que os já disponíveis no mercado.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More