Qual herói dos quadrinhos apareceu primeiro no cinema?

Atualmente, existem cerca de 110 filmes já lançados com algum tipo de super- no papel principal. Semana que vem, o “Capitão América: Guerra Civil” traz mais de uma dezena para as telonas.

Mas você sabe dizer qual foi o primeiro herói dos quadrinhos a ganhar as telonas?

1flashOLD

Foi o Flash Gordon – um super-herói sem super-poderes.

Criado por Alex Raymond, em 1934, especialmente para as tirinhas distribuídas pela King Features para uma série de jornais dos Estados Unidos foi, dois anos mais tarde – em 1936 – para os cinemas.

Mas a história não foi produzida em formato de filme.

Era um seriado, de 13 episódios, que ao todo somavam 245 minutos de duração – ou duas horas e cinco minutos. Praticamente, um filmão.

O papel principal ficou a cargo do ator Buster Crabbe, galã da época. Em 1980, o enredo voltou a ser usado pelos cinemas, dessa vez, sim, em um longa-metragem. Sam J.Jones foi o intérprete de Flash Gordon nesse retorno. Você deve lembrar dele em TED.

flashgordon_poster

A história de Flash Gordon gira em torno dele e seus acompanhantes, Dr. Hans Zarkov e Dale Arden. Tudo começa quando Zarkov inventa um foguete – a bordo da invenção, o trio faz uma viagem ao planeta Mongo. O lugar é habitado por várias culturas diferentes, algumas tecnologicamente avançadas, e todas estão sofrendo e sendo aos poucos exterminadas pelo domínio do vilão tirano, “Ming, O Impiedoso”.

Logo após a chegada ao planeta, os três fazem amizade com o príncipe Barin, herdeiro legítimo do trono tomado por Ming. O tirano baniu o príncipe e todos seus seguidores – incluindo sua própria filha, Aura, que, por acaso, era noiva de Barin. Daí pra frente, a ação começa com a luta de Flash, Dale, Zarkov e príncipe Barin pela recuperação do trono.

Ah, você conhece, né?

A imagem em destaque é do excelente Alex Ross.

E, será que o primeiro herói a ser homenageado em música também foi o Flash Gordon?

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More