AS MARCAS NÃO FALAM

Assim como as rosas, as marcas também não falam. Além de não falarem, não perdoam, não elogiam, não xingam. Temos o costume de dizer que o UBER é gentil, que a companhia telefônica não presta ou que o site nos ressarciu. Não quero mudar isso, mas no fundo qualquer ação sempre parte de pessoas que representam determinada marca.

Um exemplo é a boa imagem que o “japonês da Federal” deu à PF prendendo políticos corruptos na operação Lava Jato. Através de suas ações, muitos brasileiros passaram a confiar no órgão e ter uma crença de que a maioria de seus funcionários tinha o mesmo objetivo de Newton Ishii. Hoje, com o anúncio de sua prisão por facilitar contrabandistas a entrarem no Brasil, automaticamente a marca “Polícia Federal” perde sua credibilidade.

Quando recomendamos o “Rei do Iphone” pela sua honestidade no caso que propagou nas mídias sociais, a honestidade só foi possível por conta da ação do funcionário, que desaguou diretamente na imagem da marca.

O mesmo acontece com a nossa marca pessoal, ou o personal branding, como alguns autores gostam de chamar. Júlio César já dizia antes da era cristã que o “parecer” é tão (ou mais) importante quanto o “ser”. Por isso, a marca Tiago Souza precisa parecer forte para o seu mercado, e isso só é possível se a pessoa física Tiago Souza souber mostrar o seu melhor e esconder (ou melhorar) o que há de pior nela.

Todos temos nossas corrupções morais e não cabe aqui nivelar quem é o mais puro. Cabe analisar que a imagem das marcas é importante e essa importância só se dá com ações humanas que propagarão entre outros humanos, mesmos porque marcas também não compartilham.

 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More