Depois de longa espera, o novo sistema operacional da Apple, o MacOS Sierra acaba de ficar disponível para download gratuito na Mac App Store.

Se você ainda está aqui comigo no texto e não saiu correndo para baixar o seu no final da frase anterior, provavelmente é porque quer saber algumas coisas antes, começando por compatibilidade com o seu hardware.

Seu computador precisa ser um:

  • MacBook (Late 2009 ou mais recente)
  • MacBook Pro (Mid 2010 ou mais recente)
  • MacBook Air (Late 2010 ou mais recente)
  • Mac mini (Mid 2010 ou mais recente)
  • iMac (Late 2009 ou mais recente)
  • Mac Pro (Mid 2010 ou mais recente)

Depois você vai querer saber se vale a pena. E a resposta mais honesta no momento é “não sei”. Vamos precisar fuçar um pouquinho, mas assim de cara a lista do “o que há de novo” não empolga tanto assim.

01. A Siri chegou no seu computador. Ela vai ajudá-lo (a) a interagir com o seu Mac procurando arquivos, fotos, ligando e desligando o Wi-Fi, iniciar chamadas pelo faceTime, ajustar o volume, pedir músicas, etc.

02. O “Photos” foi remodelado (eu sempre odiei o photos e sempre me frustrei com todas as remodeladas anteriores, mas quem sabe). Agora tem reconhecimento facil e a organização de fotos ficou melhor. Minha sugestão é que você deixe suas fotos no computador mas também na nuvem (em duas ou três de preferência) e em algum disco externo.

03. O “Messages” também mudou, não tanto quanto no mobile, mas mudou.

04. O Safari traz algumas novidades como um picture in picture para assistir videos e melhorias de performance.

O ideal é esperar pelo menos alguns dias para fazer essa mudança, mas se não for possível esperar, back up tudo antes, obviamente.