in ,

Pokémon GO: mais que um jogo, um salto no mercado de ações

pokemon-go-acoes-nintendo-bolsa-de-valores

Agora ficou mais fácil realizar aquele sonho de infância e se tornar um mestre Pokémon. A febre dos anos 90 voltou em grande estilo e arrebatou uma legião de fãs.  

O mundo todo se surpreendeu quando a Nintendo desenvolveu um aplicativo para smartphone que funciona com localização via satélite e, através da câmera do celular, permite capturar um Pokémon no quintal do vizinho. O objetivo do jogo é encontrar vários desses adoráveis bichinhos e treiná-los para o combate com outros jogadores.

Com menos de um mês de lançamento o Pokémon GO virou um fenômeno em vários países. Primeiramente lançado nos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, o aplicativo se tornou um sucesso mundial em pouquíssimo tempo.

Tamanha empolgação com o jogo se transformou em sucesso financeiro para a japonesa Nintendo. Para ficar mais claro: desde 1983 a empresa não faturava tão alto no mercado de ações. A gigante dos jogos eletrônicos dobrou o valor de suas ações desde que o aplicativo foi lançado no início de julho.

Nos dias seguintes, os papeis da Nintendo continuaram apresentando altas expressivas e fizeram a alegria de seus acionistas. O valor de mercado da empresa também deu um salto significativo.

O lançamento do Pokémon GO fez com que a companhia ultrapassasse a concorrente Sony na Bolsa de Valores de Tóquio. A capitalização da Nintendo, isto é, o número de suas ações multiplicado pelo valor, bateu a casa dos 4,5 trilhões de ienes, algo em torno de 40 bilhões de dólares.

Euforia em queda

Só que nesse universo de realidade aumentada nem tudo correu como esperado. Na Austrália, vários jogadores relataram problemas para se conectar ao aplicativo. Isso afetou a empolgação inicial do mercado financeiro em relação ao Pokémon GO, já que surgiram dúvidas quanto à capacidade da Nintendo de lançar o jogo em âmbito global dentro do esperado.

No Japão, o lançamento do app era aguardado ansiosamente. O primeiro país asiático a receber o jogo não podia mesmo ser outro, já que a Nintendo tem sede em Kyoto. Mas a estreia foi marcada por algumas turbulências pelo caminho.

A gigante japonesa anunciou no Twitter o lançamento oficial do jogo em terras nipônicas. Todavia, as ações da empresa caíram mais de 10% por causa dos atrasos na data de estreia. A mídia japonesa chegou a afirmar que a demora foi causada pela preocupação dos desenvolvedores com relação à sobrecarga dos servidores.

Em 22 de julho, as ações da Nintendo despencaram ainda mais. O valor dos ativos caiu cerca de 18%. A baixa acentuada aconteceu após a empresa afirmar que os lucros relacionados ao jogo serão limitados, dando um verdadeiro banho de água fria nos investidores.

Mas, apesar das quedas nas ações, o fato não foi suficiente para abafar o furor pela novidade. Isso porque a valorização da marca nos últimos meses foi impressionante e as ações da Nintendo já acumularam uma alta espetacular na Bolsa de Valores desde o lançamento do aplicativo nos Estados Unidos.

Agora o Pokémon GO já está presente em dezenas de países e pode ser o primeiro game para dispositivos móveis a ter receita anual maior que 4 bilhões de dólares. No início de agosto o número de downloads bateu a marca de 100 milhões no mundo todo. A expectativa é que o aplicativo supere concorrentes famosos, como o jogo Candy Crush Saga.

Reportar

Updater

Escrito por anadesouza

Curiosa, imprevísivel e apaixonada pelo Mercado Financeiro!

Curto ler romances de banca de revista, assistir seriados dramáticos e acompanhar a Bolsa de Valores 

Anos de UoD

One Ping

  1. Pingback:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote