A arte de Marcel Dzama

Nascido no Canadá e atualmente morando em Nova Iorque, Marcel Dzama talvez é uma das melhores representações de como é (ou deveria ser) um profissional de arte contemporânea.  Além de cineasta, é também escultor, ilustrador, artista de instalação, músico e figurinista. O seu trabalho conversa com vertentes do dadaísmo, surrealismo, arte pop, literatura dos anos 50, punk rock e muitos outros elementos, formando uma atmosfera única.

0Portrait
Foto por David Zwirner New York/London

No final de 2015, Dzama juntou-se também a Raymond Pettibon, fazendo trabalhos colaborativos que foram mostrados na David Zwirner Gallery em NYC e em Londres.  Nesse interessante trabalho, Dzama e Pettibon retratam a história das culturas de arte alternativa (nascidas da música e dos quadrinhos), relacionando também o imediatismo e  impacto político que os desenhos causam em um mundo dominado por novas mídias.

Vale lembrar que Dzama também é um dos membros fundadores do Royal Art Lodge, que foi um grupo de desenho nascido em 1996 na University of Manitoba, e dissolvido há quase 10 anos, mas que ainda é relembrado entre artistas com louvor.

O que também fez a popularidade de Dzama crescer, além de exposições na David Zwirner Gallery,  é a lista de artistas que já trabalharam com ele, que incluem mentes criativas e muito influentes como Dave Eggers, Kim Gordon, Arcade Fire, Beck, Spike Jonze e a direção de arte do renomado balé de Nova Iorque.

beck
Arte de capa para o disco Guerolito (Beck, 2005)

Abaixo vocês podem conferir vídeos que mostram um pouco do trabalho audiovisual e cinematográfico de Marcel Dzama. Enjoy!

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More