O xadrez branco de Yoko Ono

No ambiente contemporâneo, games são elementos que vão muito além do puro entretenimento. Games servem para pensar fatos, educar indivíduos e transmitir mensagens. Em relação ao quesito “transmitir mensagens” temos uma peça de arte bastante interessante produzida por Yoko Ono entre a década de 1960 e 1970: o xadrez branco (white chess no original em inglês).

chess21

Fonte: soperlage.com

A peça foi exposta recentemente no Museu de Arte Moderna de NY (MoMA) e é descrita por Yoko Ono como “um jogo de xadrez para ser jogado enquanto você lembrar onde suas peças estão”. A ideologia “anti-guerra” de Ono pode ser observada neste trabalho, já que – conforme o jogo avança – fica impossível de saber de quem são as peças (já que tudo, inclusive o tabuleiro, é branco). É preciso repensar regras, estabelecer diálogos e achar uma solução outra para o embate.

chess3

Fonte: MoMA

O tabuleiro de xadrez branco já ganhou diferentes versões mundo afora e é um artefato interessante para pensarmos as aproximações entre elementos lúdicos e arte. Talvez o objeto em questão não possa ser considerado um jogo aos olhos do que alguns estudos de games, mas é uma ferramenta interessante para reflexão sobre os tempos que vivemos.

#GoGamers

NOTA:Para quem se interessar pelas questões de categorização de games, o pesquisador norueguês Jesper Juul, em seu livro Half-Real (2005) estabeleceu um interessante modelo para definir o que é um jogo, um não-jogo e os casos fronteiriços que podemos encontrar nessa seara.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More