Rompendo com o cara-crachá pra você prestar mais atenção

Todas as espécies prezam pela eficiência energética, ou seja, o menor esforço para realizar uma tarefa (faz parte da evolução); e a identificação de elementos também segue esta regra: quanto mais facilmente reconhecemos algo, menos prestamos atenção a ela, pois já sabemos se é “amigo” ou “inimigo”. O inverso também é verdadeiro.

Isto posto, você já reparou que alguns pôsteres de filmes e séries, quando retratam múltiplos personagens, não colocam o nome dos atores/atrizes correspondendo à imagem?

Bem, essa diagramação é proposital com a intenção de quebrar a expectativa na relação texto-imagem, causar ‘estranheza’, fazer com que você pare alguns segundos a mais para tentar decifrar a imagem – associar o texto à imagem fora de ordem – e, com isso, tecnicamente, dedicado-se mais tempo àquela mensagem publicitária.

Claro que isso não acontece em todos os pôsteres (economizando um comment aí embaixo =). Essa é UMA técnica utilizada por alguns.

Gatilhos mentais pra quem é do Neuromarketing; Sensação de Estranheza para quem é da Psicologia; Recompensa do estranho (aquela sensação de euforia quando percebe que algo está errado) pra quem é de Comunicação.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More