37 trabalhos que devem voltar com Leão

Não há fórmula para ganhar Leão no Cannes Lions – o maior e mais importante festival de criatividade e publicidade do mundo. Quem tenta seguir as tendências do ano anterior na hora de criar algo focado na premiação, mostra pouco conhecimento de como o mercado funciona: primeiro porque em um ano a maioria dessas tendências muda; segundo porque muda o principal: o corpo de jurados.

A cada ano, cada grupo analisa os trabalhos de uma mesma categoria com um viés e critério diferentes do time anterior. Em 2010, por exemplo, o primeiro trabalho eleito como Grand Prix de Press Lions foi desqualificado após descobrirem que ele já tinha disputado no ano anterior. Pior: na ocasião, ficou apenas no shortlist.

Mas se fica difícil criar algo com a certeza de que ele será vencedor, prever que grandes trabalhos têm potencial após seu nascimento deixa a tarefa um pouco mais simples. Bem pouco, mas deixa. E como um teste, este post tem a pretensão de citar 37 trabalhos esperando que 100% deles voltem com ao menos um troféu da Riviera Francesa.

Pelo volume, a tarefa é praticamente impossível, eu sei. Mas vale a brincadeira – e vale, para você que admira a criatividade a favor da comunicação, conhecer cada um deles. São 23 gringos e 14 brasileiros. A numeração é mera formalidade, sem qualquer ligação com o grau de favoritismo. Em quantos desses você também aposta? Coloca lá nos comentários e, depois do dia 24, a gente volta aqui para ver o resultado. :)

*observação pertinente: a maioria dos cases de fora do Brasil estão em inglês, mas dá para acionar a legenda pelo próprio YouTube!

[spacer height=”50px”]

1. Fearless Girl

McCann Nova York para State Street Global Advisors

Essa é a maior barbada do festival deste ano. Não há dúvida sobre se o case ganhará prêmios, mas sim quantos. “Fearless Girl” é uma ideia simples, mas incrivelmente poderosa em visual e conceito, além de complicadíssima de se executar: colocar a estátua de uma menina em frente ao tradicional Charging Bull de Wall Street. Um pequeno pedaço de bronze que se transformou no símbolo mais representativo – até aqui – da força da mulher no mundo dos negócios, e na geração do necessário debate sobre o assunto.

https://www.youtube.com/watch?v=AGGE8GDA408

[spacer height=”50px”]

2. Meet Graham

Clemenger BBDO (Austrália) para Transport Accident Commission

Outro tiro certo, “Meet Graham” junta informação, dados, ciência, criatividade e uma perfeita execução. A agência, de Melbourne, juntou tudo isso para descobrir como o corpo humano deveria ser para suportar acidentes de automóvel. O resultado é, digamos, assustador – e essa é a intenção. Melhor pegar leve no volante, não? (abaixo, o vídeo curto mostrando Graham. Se quiser ver mais detalhes, dá uma olhada aqui ou no site do projeto).

[spacer height=”50px”]

3. Worlds apart

Publicis Londres para Heineken

Não é de agora que a Heineken vem elaborando trabalhos muito além de ter seu produto no centro da comunicação. E este é, na minha opinião, o mais bem cotado para abocanhar prêmios em Cannes este ano – mas não é o único! “Worlds apart junta pessoas com posições extremamente diferentes, sem que elas saibam, e as obriga a trabalhar em grupo. Depois do sucesso da tarefa, tudo é revelado e elas têm duas opções: irem embora ou ficar, brindar com uma Heineken e discutir sobre aquilo de forma saudável. O resultado é muito feliz.

https://www.youtube.com/watch?v=8wYXw4K0A3g

[spacer height=”50px”]

4. Writing our rights

Pereira & O’Dell (EUA) para Ignite

Empoderamento feminino será um assunto extremamente recorrente no Cannes Lions deste ano. Há inclusive uma categoria especial para trabalhos com esse viés (a Glass Lions), mas o tema estará muito além dela. Um dos que mais me chamou atenção criativamente foi “Escrevendo nossos direitos”, da Pereira & O’Dell para Ignite, ONG americana dedicada à causa. A agência pegou os tradicionais cadernos de caligrafia do ensino infantil e trocou as frases básicas por mensagens inspiradoras de lideranças femininas em diferentes setores. Assim, elas aprendem duas coisas fundamentais ao mesmo tempo.

[spacer height=”50px”]

5. The non-silent film

AlmapBBDO (São Paulo) para Getty Images

A AlmapBBDO vem ganhando Leões com diferentes trabalhos para a Getty Images em todos os últimos anos – merecidíssimos, vale dizer. E o trabalho deste ano é minha principal aposta entre todos os brasileiros que disputam prêmios em Cannes. Para mostrar o imenso acervo de áudio oferecido pela Getty, a agência simplesmente sonorizou 100% do “Nosferatu”, de 1922, clássico do cinema mudo. Tudo com sons disponíveis no banco do cliente. O filme completo está disponível para qualquer um assistir no site do projeto.

[spacer height=”50px”]

6. My mutant brain

The Framework (Londres) para Kenzo

Alguns trabalhos ganham Cannes não necessariamente pela criatividade, mas pela originalidade ou pela qualidade de produção. “Meu cérebro mutante” deverá ser um exemplo. Um filme de pouco menos de 4 minutos com a protagonista deixando um daqueles eventos chatíssimos e indo à loucura no caminho (bem non-sense) de fuga. A criação e direção é de ninguém menos que Spike Jonze; produção da MJZ (uma das maiores produtoras de comerciais do mundo); e música de Sam Spiegel & Ape Drums – com o mesmo nome do filme. Tá longe de ser o meu favorito, mas pode ter certeza que estará na lista de premiados.

https://www.youtube.com/watch?v=ABz2m0olmPg

[spacer height=”50px”]

7. Cook this Page

Leo Burnett Toronto para Ikea

Para mostrar como cozinhar pode ser extremamente simples – e, claro, levar mais gente para a seção de cozinhas das suas lojas canadenses –, a Ikea disponibilizou uma série de pôsteres impressos em papel especial, feito para ir ao forno, e que trazia 100% dos detalhes que você precisava saber para fazer pratos gostosos e simples. Tudo estava ali impresso, inclusive nas proporções dos ingredientes. Era só “preencher”, enrolar e colocar tudo no forno, dentro do pôster mesmo! Mais um uso criativo da mídia impressa.

[spacer height=”50px”]

8. Midnight

TBWA\Media Arts Lab (Los Angeles) para Apple

A Apple não sai do Cannes Lions sem ganhar ao menos um prêmio. E geralmente, ganha mais de um, com campanhas diferentes. Para mostrar como o iPhone 7 tira fotos lindas mesmo com pouca luz, a TBWA de Los Angeles criou um lindo filme que ilustra tudo isso com uma história simplória, mas com muita beleza. Mais um que deve levar pela qualidade de produção, acima de tudo.

https://www.youtube.com/watch?v=R27KHLQ0cIU

[spacer height=”50px”]

9. We’re the Superhumans

4Creative (Londres) para Channel 4

Esta é minha principal aposta para o Grand Prix de Craft em Cannes – área que premia as melhores produções, além das ideias criativas. O filme criado internamente pela emissora inglesa Channel 4 para destacar a cobertura dos Jogos Paralímpicos do Rio 2016 é realmente uma perfeição em execução, além de ter roteiro sensacional. Mostra músicos e atletas com diferentes deficiências realizando coisas incríveis, e não para por aí: vai de uma mãe cuidando de seu bebê a uma mulher pousado um avião com os pés. Outra barbada, e com muito mérito!

[spacer height=”50px”]

10. The swap

Publicis Itália para Dacia

A montadora Dacia tem uma ligação forte com o futebol na Itália. Patrocinadora da equipe da Udinese, ela ativou o apoio ao time em uma campanha de dar inveja a nós brasileiros, tão ligados ao futebol: pegou torcedores apaixonados que se afastaram dos jogos por causa de suas profissões e os colocaram no banco de reserva do time, levando jogadores suspensos ou machucados da equipe para trabalhar no lugar deles. Divertido, criativo e cativante para quem é fã do esporte. Deve cativar o júri também.

https://www.youtube.com/watch?v=1Nx43-RMLnE

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (12)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More