Mais 570 manuscritos do Leonardo Da Vinci disponíveis online

O caderno tem 20cm por 29cm, mais ou menos do tamanho de uma revista e traz anotações científicas, textos pessoais, gráficos e diagramas, sem uma ordem específica. Um típico caderno de anotações.

Quer dizer, não muito típico porque o recheio é do Leonardo Da Vinci, que escreveu esse texto todo de trás para frente, no seu famoso estilo de escrita espelhado, entre 1478 e 1518 lá na belíssima cidade de Florença enquanto nosso país era descoberto e inaugurado oficialmente pelos portugueses.

Impossível não ficar encantado com a possibilidade de folhear o caderno, aumentar os textos e imaginar o contexto em que foi escrito pelas próprias mãos de um dos seres humanos mais geniais que já passaram pelo nosso planeta. Eu até tentei ler alguma coisa, mas meu italiano-espelhado não é muito bom. Mas me diverti flipando algumas páginas para tentar ler alguma coisa.

Original

orig

Flipado

flipado

Esse caderno, chamado de “The Codex Arundel” não é o único registro manuscrito de da Vinci disponível online, mas é o mais recente de todos. Depois da morte de Leonardo na França, seu pupilo Francesco Melzi juntou tudo que ele havia escrito e levou de volta para a Itália. 

Os herdeiros de Melzi não faziam ideia da importância desse material e foram se desfazendo dele gradualmente durante muitos séculos, e os manuscritos ficaram transitando na mão de poderosos colecionadores. 

São mais de 5.000 manuscritos que estão sendo recuperados, um registro histórico incrível onde invenções geniais como o avião, o helicóptero, o pára-quedas, o submarino e o carro foram esboçados pelo menos 300 anos de serem de fato fabricados. 

Para saber mais sobre todos os cadernos, comece pela matéria publicada pelo The Guardian em 2013 e a introdução feita pela British Library.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (8)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More