O empreendedorismo criativo de Gustavo Ziller   

Inspiração e Influência

Nada supera um apaixonado. A missão do Update or Die é reunir essas pessoas, curiosas e obcecadas por natureza. Já passaram por aqui, nos últimos 10 anos, mais de 500 colaboradores, produzindo conteúdo e participando de projetos especiais. Hoje, formamos uma das maiores e mais experientes comunidades de influenciadores do Brasil, com diversos profissionais ligados às áreas de criatividade e que têm enorme prazer em compartilhar seus achados e insights. Nesta série de dicas, vamos apresentar um pouco desses updaters.


E, hoje, a nossa série ganha ainda mais força com a parceria do vinho Marques de Casa Concha, que passa a oferecer os perfis de pessoas que admiramos e que fizeram uma grande escolha.

Não são só os prêmios e o reconhecimento que fazem de Marques de Casa Concha uma grande escolha. Acreditamos que o vinho pode ser o gerador de encontros e conversas memoráveis sobre empreendedorismo, criatividade e inovação, conectando pessoas, histórias e interesses em comum. Afinal, as grandes escolhas passam por nós todos os dias, e a inspiração para tomar decisões é o primeiro passo para transpirar em busca daquilo que você acredita. Por isso, juntos, selecionamos histórias de pessoas que enxergam essas grandes escolhas em todos os momentos.

Ziller2 1

foto por Melina Kato

Gustavo Ziller está educador, atleta, escritor e palestrante. Sim, você leu certo, é “está” mesmo. É assim que costuma falar de suas atividades e das suas escolhas, porque gosta de pensar que as coisas se movimentam, se transformam, e que, amanhã, ele pode agregar alguma nova atividade à sua lista e, eventualmente, deixar alguma outra para trás.

Zillermano, como é chamado, divide a sua trajetória de vida em ciclos de cinco anos. E gosta de contar essas histórias de diversas formas em suas aulas e palestras sobre “Vida Criativa”, em que conta todo o seu processo de transformação, do momento em que decidiu mudar de rumo para livrar-se do estresse que seu estilo de vida estava provocando até abraçar o montanhismo como atividade principal. Seu objetivo é mostrar novos caminhos e inspirar pessoas a também se lançarem no universo da criação.

Ziller se formou em Publicidade e Propaganda pela PUC-MG. Durante o curso, fez dois importantes movimentos: serviu o Exército e morou na Inglaterra, no “Summer of 95”. De passar por poucas e boas no Acampamento de Sobrevivência à seguir uma turnê do Paul Weller, pelo sul da Inglaterra, para entregar uma letra de música escrita pelo seu ‘pai de família’, acumulou experiências que gosta de compartilhar como modelo de inspiração. Para ele, o melhor desse período foi ter conhecido a diversidade, e respeitado cada pedaço dos extremos que viveu.

De volta ao Brasil, começou sua trajetória como empreendedor. Da explosão da MTV no país, nasceu seu primeiro negócio, uma produtora de vídeo.Depois, vieram outras empresas fundadas e co-fundadas, entre elas a Savassi FM, a Oi FM, o Grupo GaD (hoje proprietário do Duke’n’Duke e Wals Gastropub), e a Aorta Mobile, empresa que o projetou como referência em projetos para rádio e celular.

Pela Aorta, foi colunista do caderno “Tec”, da “Folha de São Paulo”, cuidou do braço de mobile content da Trip Editora, das rádios por streaming da Ambev e passou a fazer parte da rede de empreendedores da Endeavor, selecionado no painel internacional de 2011. Esse período foi importante para o resgate pelo gosto de escrever, pela ampliação das possibilidades do fazer e por conhecer o Update or Die.

Hoje, muito do que faz é inspirado nas histórias acumuladas pelo UoD. Por esse contato, passou a escrever mais. Hoje, além de textos para o site, com o qual colabora há anos, escreve colunas para a Revista Trip e para uma casa de conteúdo americana, além de espalhar crônicas do dia a dia em sua conta do Medium e Facebook. Ele também está escritor, a caminho do quarto livro. Pode-se dizer também que, no momento, ele está documentarista. Um dos projetos realizados em parceria com o UoD é a série de “Memórias de Mariana”, em que está produtor e apresentador. A ideia é manter a vigilância sobre o crime ambiental de 05 de novembro de 2015 com visitas frequentes à região de Paracatu de Baixo e Bento Rodrigues. Dessas visitas, nasceram, além dos vídeos, ensaios fotográficos e textos informativos.

Tudo isso é abrigado na empresa 7CUMES Educação e Conteúdo. É por ela que produz o programa 7CUMES, do Canal Off, em que tem a meta de escalar a montanha mais alta de cada continente. É por ela que lança seus livros sobre suas experiências nas montanhas.

Também ajudou a fundar o Instituto Amado, associação sem fins lucrativos que visa promover, dentre uma série de iniciativas, projetos como o Vilas Brasileiras, que conecta artistas com vilarejos e ressignifica esses locais por meio da arte urbana. 

Mas o seu grande projeto de vida mesmo é a dedicação aos seus filhos. Ele pratica a paternidade inclusiva.

1Ziller3 1


Dicas do Ziller

01. Um livro:

“Os Filhos de Anansi”, de Neil Gaiman.

02. Um som (uma única música, um álbum ou uma banda):

“Going to California”, do Led Zeppelin.

03. Um post (um artigo, um texto online):

“A história que deu origem ao argumento do meu primeiro romance, “O Sistema Orange”.

04. Um buzzword (palavrinha afetada):

Palavrinha afetada? Tipo tangebilizar?

05. Uma série inesquecível:

“The Wonder Years”

06. Filme da vida:

“O Campeão”

07. Uma viagem (um destino):

Alasca, sem palavras. Em todos os aspectos.

08. Uma atividade física:

Gosto de correr, mas o montanhismo veio pra ficar. E comecei a praticar paraquedismo.

09. Uma citação:

“O coletivo faz sempre melhor que o individual”.

10. Uma grande escolha: 

Ter voltado para BH e cuidado da minha saúde mental e física.


A camiseta que o Ziller usou para ilustrar o post faz parte da nossa coleção em parceria com a Reserva. Você pode conhecer toda a coleção em nosso marketplace. A cada peça vendida são doados 5 pratos de comida a pessoas que passam necessidades (#1p5p). 

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More