Elevadores Omnidirecionais

Os prédios que conhecemos hoje surgiram há mais ou menos 160 anos. Um dos primeiros arranha-céus do mundo foi o The Home Insurance Building, concluído em Chicago em 1885 (e demolido em 1931). O edifício causou frisson por sua estatura “magnífica” de 42 metros (10 andares). As pessoas não acreditavam na sustentação e na nova tecnologia utilizada de vigas de aço e tijolos. Os prédios anteriores eram apenas de tijolos por dentro e por fora, além de serem baixos para que a pressão sobre as pedras não fizesse desabar o edifício.

1850 James Reynolds John Emslie Buildings
edifícios mais altos do mundo até 1850

A engenharia aliada a ciência do século XX possibilitou a construção do que denominamos hoje arranha-céus, com prédios com mais de 100 andares, cartões postais, símbolos de sucesso e progresso. Atualmente está sendo construído o que será o maior prédio do mundo em 2019 em Jeddah, Arábia Saudita (até surgir o próximo) . Com mais de 1 km de altura e cerca de 167 andares, o edifício utilizará o que há de mais tecnológico dentro da engenharia e segurança.

Saudi Arabia to build world’s tallest tower reaching 1 kilometer into the sky
Kingdom Tower – Arábia Saudita

A literatura e o cinema bombardeiam nossa imaginação com possibilidades distantes da nossa realidade, assim como os livros do Harry Potter, filmes como O Vingador do Futuro (2012) e a Fantástica Fábrica de Chocolates (2005), onde os elevadores não possuem cabos e vão para todos os lados. A tecnologia atual permite a utilização de elevadores convencionais em edifícios de até 500 metros para que o peso da cabine e das cordas de aço possam viajar com segurança.

 

Agora essa tecnologia de ficção científica e fantasia está mais perto do que nunca! Um novo sistema inventado está sendo testado pela fábrica de elevadores alemã – ThyssenKrupp (quem nunca leu esse nome estranho em um elevador!?) pode se livrar dos cabos para sempre e construir elevadores magnéticos e omnidirecionais (para todos os lados).

https://www.youtube.com/watch?v=plXJ70jt4NE

A Organização Não Governamental CTBUH Council on Tall Buildings and Urban Habitat fez um estudo para saber como os altos edifícios podem interagir melhor com seus ambientes urbanos. Até setembro de 2018 serão testados os efeitos do elevador magnético omnidirecional. A ThyssenKrupp acredita que a nova tecnologia possibilitará prédios maiores, com elevadores mais ágeis e com arquiteturas conhecidas apenas nos livros e filmes.

https://www.youtube.com/watch?v=xeJb5f8i9as

O novo sistema de elevadores usará motor de indução magnética (sem cabos), assim como os trens de levitação japoneses, e possibilitará viagens na horizontal, diagonal e tangencial. Essa tecnologia deve demorar até se tornar viável, mas a largada já foi dada. O Artigo principal fui publicado pela CTBUH, Chicago-USA.

fonte, fonte

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (3)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More