Otávio Juliato – o empreendedor geek

Inspiração e Influência

Nada supera um apaixonado. A missão do Update or Die é reunir essas pessoas, curiosas e obcecadas por natureza. Já passaram por aqui, nos últimos 10 anos, mais de 500 colaboradores, produzindo conteúdo e participando de projetos especiais. Hoje, formamos uma das maiores e mais experientes comunidades de influenciadores do Brasil, com diversos profissionais ligados às áreas de criatividade e que têm enorme prazer em compartilhar seus achados e insights. Nesta série de dicas, vamos apresentar um pouco dos updaters e de profissionais que admiramos.


Otávio Juliato é um apaixonado por super-heróis, cinema, games, RPG e tudo que diz respeito à cultura geek. O que ele não imaginava era que seria possível transformar essa sua preferência em profissão e “em um grande propósito de vida”, como costuma dizer.

Formado em Administração de Empresas – e crescido no interior de São Paulo -, seguiu carreira no segmento de agronegócios. Por coincidências da vida, conheceu o Omelete e todas aquelas pessoas que estavam dispostas a transformar o mercado de cultura pop no mundo, “foi como jogar gasolina na fogueira”, lembra. Em 2013, se uniu ao time como CCO.

O Omelete, criado como portal de conteúdo em 2000, carrega o grande propósito de transformar a vida das pessoas por meio do entretenimento, com o sonho de impactar 1 bilhão de pessoas.

Como conseguem? Com uma equipe de gente apaixonada que se dedica a criar e operar negócios, conteúdo, produtos e experiências que movem o amor das pessoas pelos seus personagens e histórias favoritos. Neste contexto, o time ainda ajuda as marcas a se conectarem a este propósito. E todo mundo ganha com isso.

O grande ponto de mudança (e que gerou um fortalecimento ainda maior) do Omelete foi a CCXP (Comic Con Experience). “Foi quando conseguimos mostrar para todo mundo o que a gente enxergava todo dia na internet, interagindo com milhões de pessoas. Foi quando começamos a olhar nos olhos dos nossos fãs e entender o impacto positivo que estávamos causando na vida deles, centenas de milhares de pessoas se divertindo e tendo o melhor momento de suas vidas. Essa é uma aventura que está apenas começando, e é surreal fazer parte disso”.

Em três anos, a CCXP se tornou o maior evento do mundo no gênero. Fato que contribui com a economia criativa do país, inspirando milhares de jovens a empreender no segmento, além de incentivar marcas a se conectarem a um mercado que cresce consideravelmente.

“Inspiramos grandes eventos e festivais consagrados a se reposicionarem, redefinindo o conceito de ‘Experiência’ como parte da comunicação e ponto de conexão com fãs. Temos muito orgulho de contribuir para levar a cultura geek a ser pop, afinal hoje ser geek é ser cool”.

Recentemente, o Omelete tomou a iniciativa de ampliar a sua presença no mercado de games, com o lançamento do The Enemy. Além de reunir o maior número de informações do segmento, o portal ainda criou, em sociedade com o Rock In Rio, uma experiência disruptiva em eventos de games no mundo, a Game Experience, que estreia neste ano na Cidade do Rock e que já nasce com um público de 700 mil pessoas. “Nossa missão é a de ampliar as bases do mercado brasileiro, melhorando a conexão entre fãs, publishers, conteúdo e marcas”.

Desde sempre bateu bola com o Update or Die: “O UoD é uma casa de ideias em constante ebulição, não dá para trabalhar nem respirar com criatividade e inovação sem se envolver com essa curadoria. Conheci desde que me conectei na internet e a admiração por tudo que fazem só cresce”.

1otavio1 1


Dicas do Otávio

Um Livro

O último livro que li foi Exponential Organizations: Why new organizations are ten times better, faster, and cheaper than yours (and what to do about it), dos professores da Singularity University, Salim Ismail, Michael Malone e Yuri Van Geest. São estudos de caso, modelos de negócios e entrevistas com CEOs das empresas mais disruptivas dos últimos anos, como Waze, Netflix, Uber, Tesla, Valve etc. Leitura obrigatória para quem está liderando modelos de negócios inovadores.

Um Som

Eu gosto dos clássicos, AC/DC, Metallica etc..Mas duas músicas me marcaram em momentos diferentes da vida: “American Pie” (Don Mclean) e “TNT” (AC/DC). Também cito o álbum “Nevermind”, do Nirvana.

Um Texto

“O Segredo”, um artigo do Daniel Alves, lateral-direito da Seleção Brasileira e do Juventus, que fala sobre vida e superação.

Um Buzzword

Meaningful

Uma Série

Posso escolher pelo menos umas 5? “Sons of Anarchy”, “Breaking Bad”, “Game of Thrones”, “Mad Men” e “House of Cards” são as minhas preferidas.

Um Filme

Os filmes têm papel importante na minha história. Tenho uma lista de títulos que me divertiram e me inspiraram em diversas fases da vida. Alguns: “The Goonies”, “Back To The Future”, “Indiana Jones”, “Star Wars”, “Jurassic Park”, “Batman”, “The Godfather”, “Braveheart”, “Home Alone”, “ET”, “Forrest Gump”, “Ferris Bueller’s Day Off”, “Matrix”, “Alien”, “Rocky”, “Lord of The Rings”, “The Neverending Story”, “Predador”, “Gremlins”, “Pulp Fiction”… Melhor parar por aqui, porque a lista é grande.

Uma viagem

Uma que ainda não fiz, mas quero muito: Japão, especialmente para conhecer o bairro de Akihabara (em Tóquio).

Uma Atividade Física

Futebol é a minha grande paixão, mas tive que abrir mão. Natação e musculação são as que pratico atualmente.

Uma Citação

“Chase the vision, not the money. The money will end up following you.”, Tony Hsieh, Zappos CEO.

Um Projeto Pessoal

Ser pai. A paternidade muda o jogo da vida, é como trocar “Street Fighter” por “League o Legends”. De repente, você tem uma nova skin, tem que aprender novas skills e começa a jogar sem saber quem está ganhando ou como você está marcando pontos, é muito louco. Depois disso, a diversão começa e é a melhor coisa que pode te acontecer.

Um Achado

O board game alemão “CATAN” virou um hit no final de semana com os amigos.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (1)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More