#MulheresNaArte: Ava DuVernay

Ava DuVernay é uma diretora, produtora, escritora e distribuidora de filmes independentes. Ava acaba de celebrar seus 45 anos e é, hoje, uma das vozes mais importantes do cinema, se consolidando depois que seu filme, Selma, lhe rendeu a primeira indicação de uma mulher negra ao Globo de Ouro de Melhor Diretora.

Ava nasceu em Compton, na periferia de Los Angeles, umas das mais perigosas dos EUA e palco de conflitos de gangues por muitos anos. Nesta época, LA era conhecida por ter uma polícia violenta e racista (se você assistiu The People Vs. O.J. Simpson, deve se lembrar do contexto). Ava inclusive viveu a cobertura do julgamento, como estagiária de jornalismo da CBS.

Sua empresa de distribuição, Array, trabalha para levar clássicos Afro-Americanos para telas de comunidades marginalizadas. Ela conta que em Compton não havia um cinema para assistir Straight Outta Compton, assim como em Selma, Alabama, onde seu pai havia marchado com Martin Luther King, não havia um para assistir Selma. Ava acredita que é essencial fazer com que filmes sejam o início de conversas importantes.

AvaDuVernay GlamourUK

 

Ava traz uma bagagem cultural e emocional para tratar de assuntos tão delicados quanto a luta racial nos Estados Unidos, além de ter a habilidade única de dissecar e examinar com clareza temas tão complexos. Além do premiado Selma e de um episódio da série Scandal, sua perspectiva única faz a diferença em A 13ª Emenda, sobre essa emenda constitucional norte-americana e o encarceramento em massa da população negra, e no documentário Venus Vs., feito para a ESPN sobre a campeã Venus Williams.

Talvez por essa bagagem, Ava e outros diretores negros recebam todo tipo de perguntas sobre cutura alfro-americana, aspectos sociais, filosofia – tudo, menos o ato de fazer filmes. Para isso, ela comanda um podcast chamado The Call-In, em que ela liga para outros artistas negros e faz as perguntas que eles nunca recebem. Uma coleção incrível do conhecimento desses artistas.

Em tempos de #Charlottesville, Ava é mais necessária do que nunca. Saiba mais sobre ela em avaduvernay.com

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More