Fora da “caixa”: o novo logo do YouTube

Pela primeira vez em seus 12 anos de história, o YouTube realizou uma grande mudança em seu logotipo. Várias adaptações e pequenos redesenhos haviam sido feitos nos últimos anos, mas nada tão substancial como o que está indo ao ar nesta terça-feira (29), em todos os serviços e na comunicação da plataforma.

“É uma evolução, não uma revolução”, classificou Christopher Bettig, líder do departamento de arte do YouTube. Ele chegou à empresa há três anos e foi um dos responsáveis pela estruturação de uma área artística exclusiva para a plataforma – antes, as demandas eram absorvidas pelo time “geral” do Google e parceiros.

A principal transformação foi a saída do “Tube” de dentro da caixa vermelha. Ela, por sua vez, se torna definitivamente o “play” que, ao decorrer da trajetória da empresa, virou automaticamente seu símbolo máximo.

 

Rascunhos do novo projeto de identidade visual do YouTube

Mobile agora vai se adequar aos vídeos de forma mais natural

A fonte, que antes era uma Alternate Gotic number 2, de 1903, também ganhou uma modernização. E o tom vermelho agora é ainda mais forte e puro (literalmente), pensado para ganhar destaque nos monitores RGB. Para os diretores de arte e designers: #FF0000. Para os leigos, como eu: “tudo de vermelho, nada de verde e nada de azul”.

As mudanças, obviamente, não atingem só a identidade visual do YouTube. Na funcionalidade, a principal está no ambiente mobile, que agora ganha adaptação orgânica não só ao formato ou posição da tela, mas também sobre como o vídeo foi captado – horizontal, vertical ou quadrado. Com isso, eles pretendem melhorar muito a experiência do usuário via smartphone e matar, na medida do possível, as barras pretas – o terror de qualquer designer ou UX.

 

Será que você passou hoje pelo YouTube e nem percebeu? Na dúvida, dá uma conferida lá! 🙂

 

Evolução do layout do YouTube nos últimos 12 anos

Default image
Karan Novas
Apresentador do "Rock Reclame" na Kiss FM, redator, roteirista e produtor de conteúdo. Apaixonado por criatividade. Fã do UoD, escrevo aqui sobre propaganda, marketing e outras cositas más.

7 Comments

  1. Thiago Brunelli “Parece sutil, mas…”

  2. ai Marden Jump detalhista, ja tinha visto??

Leave a Reply

Ad Blocker Detected!

Refresh