in

Australia tem estradas tão longas que usam placas com jogo de perguntas para manter os motoristas acordados

O governo australiano achou uma solução interessante para ajudar os motoristas que atravessam as longas estradas que cruzam o país: placas rodoviárias com jogos de perguntas e respostas.

Por exemplo: você passa por uma placa e lê a seguinte mensagem: “jogos de perguntas ajudam a manter você mais alerta”.

Logo em seguida vem outra placa: “qual o maior ser vivo do planeta?”

E alguns quilômetros depois vem a resposta: “A grande barreira de corais”.

Pode parecer uma iniciativa ingênua, mas de fato funciona. A Australia possui estradas com retas intermináveis. Só para você ter uma ideia, o trecho entre Balladonia e Caiguna tem 144KM de estrada sem uma única curva sequer. Impossível não se entediar e, possivelmente, ser atacado por um sono incontrolável. A surpreendente e inesperada proposta de um joguinho de perguntas entre a estrada e o motorista e o desafio de buscar as respostas na memória ou entre os passageiros do carro pode ser a diferença entre a vida e a morte. Certamente é mais eficiente do que a tradicional “mantenha-se alerta”.

Veja abaixo mais algumas fotos das placas.

É a criatividade e a curiosidade salvando vidas.

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Hero

Written by Wagner Brenner

Fundador e editor do Update or Die!

19 Comments

Leave a Reply
  1. Quando fiz minha roadtrip pela Austrália reparei nessas placas e achei genial e no fim das contas, acho que funciona mesmo… Lembro de prestar mais atenção na estrada por causa delas. Eles também tem placas recomendando que o motorista pare em um dos pontos de “refúgio” (são vários pelas estradas) para descansar.

    • Nunca vi uma dessas, mas devem existir. Nas estradas que eu conheço, volta e meia você topa com placas tipo “drowsy drivers die – take a break”, “power nap now” e coisas do gênero. Também há uns estacionamentos com mesas e banheiros a cada 20 ou 30km.

  2. Legal a iniciativa… Aqui em terras tupiniquins nós também usamos um método parecido, só que utilizamos um jogo bem mais interessante, chamamos de: buracos na pista. É impressionante como a atenção é redobrada nestes percursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *