Conhece o FUTSAC?

Conheci, esse fim de semana – lá em Curitiba -, o primeiro esporte brasileiro criado nos anos 2000, o Futsac. É, também, o primeiro esporte da história criado no estado do Paraná e o primeiro esporte de quadra criado no planeta no século 21. O Futsac é uma mistura de futebol, vôlei, futvôlei, peteca e tênis.

FutsacConversando com Marcos Juliano, o criador, descobri que o trabalho começou há 15 anos, dentro de seu quarto, quando começou a costurar as primeiras bolinhas para o esporte. Depois, veio a oficialização da modalidade pelo Ministério do Esporte em 2014, reconhecimento por lei municipal em 2015, reconhecimento por lei estadual em 2016 e inserção na matriz curricular da secretaria de educação do estado do Paraná neste ano (2017).

Já foram mais de 50 grandes campeonatos. São cerca de 200 atletas praticando o esporte no Brasil (concentrados nos estados do sul do país). Achei a história ótima e resolvi compartilhar. Assim como eu, muita gente ainda não conhece (e acredite, é divertido). 

FutsacUm pouquinho mais sobre a criação do esporte:

Na galeria abaixo, desenhos dos movimentos, inventados baseados na observação dos movimentos reais do esporte:

E, pra fechar o post, a bolinha:

02

Para saber mais: Futsac.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (9)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More