Doomsday Clock

O relógio foi criado em 1947 pelo Bulletin of the Atomic Scientists, uma revista acadêmica que abrange a segurança global e políticas relacionadas com os perigos proeminentes de armas nucleares, mudanças climáticas, tecnologias emergentes e perigos biológicos. A revista foi fundada em 1945, logo após os atentados atômicos no Japão e o Projeto Manhattan .

 

O Doomsday Clock foi desenhado pela pintora Martyl Langsdorf (mulher do físico Alexander Langsdorf, do Projeto Manhattan) e muitas pessoas acreditam que o relógio seja real, mas é figurado e utiliza uma relação onde a raça humana está a minutos da meia-noite, onde meia-noite representa basicamente a destruição por uma guerra nuclear. A proximidade da destruição nuclear foi um interesse notório após a Segunda Guerra Mundial, principalmente após a União Soviética desenvolver armas atômicas e o surgimento da Guerra Fria.

Doomsday clock
horários ajustados do Doomsday Clock 1947-2017


A primeira vez que surgiu, o relógio marcava 7 minutos para meia noite e desde lá, ele já foi ajustado 22 vezes. O mais perto que chegou da hora do juízo final foi em 1953, quando o relógio foi ajustado para 23h58, precisamente quando os Estados Unidos e a União Soviética testaram dispositivos termonucleares no intervalo de nove meses entre um e outro em uma disputa de poder e soberania. Em 1991 o relógio recuou para 17 minutos da meia-noite, logo após a queda do muro de Berlim e o fim da Guerra Fria.

https://www.youtube.com/watch?v=Qn5vysBkWdM

Desde 1991 o relógio volta a se aproximar da meia-noite e na sua última atualização em 26 de janeiro de 2017 o relógio marcou 23h57,30. Estamos à 2,5 minutos de uma catástrofe nuclear desde a guerra fria e nessa demonstração de domínio estão as maiores potências nucleares mundiais diante de uma sinuca de bico e muitos memes. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), recentemente disse que o conflito está em uma nova dimensão de ameaça, passando de regional para global e não descarta uma nova reunião com seus membros afim de reajustar o Relógio do Apocalipse.

Para entender mais eu recomendo os filmes: Treze Dias que Abalaram o Mundo-2001, Jogos de Guerra-1983, O Dia Seguinte-1983 e Doutor Fantástico-1964.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More