in ,

#MulheresNaArte: A Balada da Dependência Sexual de Nan Goldin em SP

A fotógrafa americana Nan Goldin desembarca em São Paulo para uma palestra imperdível no Instituto Tomie Othake na terça, dia 31 de Outubro.

Nan é conhecida por ter feito um retrato cru e íntimo da subcultura gay em Nova Iorque entre os anos 70-80, e por documentar a própria dependência sexual, em registros cheios de vulnerabilidade.

Nascida em uma família judaica de classe média-alta em Boston, Nan sai de casa aos  13-14 e com 15 anos e é apresentada à fotografia. A partir daí, começa a se envolver e registrar, de dentro, um mundo de drag queens, drogas, festas, agressões, atos sexuais, dependência – tudo com um amor e um respeito visíveis. Essa leitura honesta e sem julgamento ajudou a forjar um novo estilo fotográfico, e teve um impacto significativo na história da fotografia.

A crueza e o não-julgamento vem inclusive nos auto-retratos: Em A Balada da Dependência Sexual, Nan se mostra no relacionamento abusivo com o então namorado Brian. Em Nan One Month After Being Battered (“Nan um mês depois de ser espancada”), Nan olha desafiante para a câmera, coberta de hematomas.

“Nan One Month After Being Battered”

Na mesma obra, Nan mostra a distância entre os dois em um registro que parece ter sido feito pós-sexo: ela olha para ele e ele fuma, virado para o outro lado, desconectado. (Nan and Brian In Bed, NYC 1983, a foto de capa deste post)
As obras de Nan já foram proibidas aqui no Brasil, quando uma exibição no Rio de Janeiro em 2011 foi cancelada devido ao seu conteúdo explícito. Vale a pena ver Nan ao vivo para ouvir essas e mais histórias no Instituto Tomie Othake, dia 31 de Outubro, às 19:30.

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Participant

Written by Talita Di Iorio

Talita é curadora e fundadora do Minas De Ouro, uma plataforma que promove conexão e conhecimento para mulheres criativas. Formada em publicidade pela ESPM/SP e em produção de eventos de arte pelo Node Center/Berlin. Trabalhou no Twitter, Facebook e Google (SP/ Buenos Aires / Mountain View) e hoje se dedica à curadoria e produção de conteúdo digital.

Years Of Membership

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Loading…

0