O projeto de arte Obey Giant virou documentário

Criado em 1989, a ideia transformou Shepard Fairey em um dos artistas mais consagrados da atualidade 

O ano era 1989 quando o artista norte-americano Shepard Fairey, hoje com 47 anos, criou o adesivo “André the Giant Has a Posse” que se tornou um fenômeno mundial. A partir daí, o nome dele circulou dentro dos maiores projetos de arte e design do mundo, consagrando-o como um dos nomes mais fortes da atualidade.

No “Obey Giant”, o artista se utiliza de um mesmo conceito, mas mudando o estilo e a semântica de forma exclusiva para cada trabalho. A ideia principal por trás do projeto é instigar a curiosidade das pessoas, levando-as a questionar seus relacionamentos e interação com o ambiente em que vivem – ele faz isso por meio de adesivos e cartazes.

shepard fairey

A campanha, que começou pequena, cresceu e surpreendeu até ao próprio artista, que certa vez declarou: “No início, eu estava pensando apenas em como seria a reação dos meus amigos do skate e da escola de arte. O fato de que mais pessoas não só notariam, mas também investigariam a aparição sem causa dos meus adesivos foi algo que eu não imaginei. Quando comecei a ver as reações do grande público, passei a considerar as forças sociológicas no trabalho que envolve o uso de espaços públicos e a inserção de imagens atraentes, mas ambíguas. Eu comecei a pensar que ali havia um potencial para criar um fenômeno.”

E ele, de fato, criou esse fenômeno justamente por explorar um estilo de trabalho até então inédito. Quem se depara com suas obras fica curioso e até um tanto quanto frustrado, uma vez que não recebe uma mensagem “pronta” e muito menos óbvia. É preciso um trabalho de decodificação do que aquela arte realmente quer dizer ou transmitir a quem se depara com ela. O público e o espaço no qual a imagem foi inserida estão diretamente ligadas à sua interpretação.

Um dos trabalhos mais marcantes do artista foi em 2008, com a criação do famoso pôster do ex-presidente dos Estados Unidos – na época, candidato – Barack Obama nas cores vermelho escuro, bege e azul com a palavra “hope” em destaque. A arte fez tanto sucesso que virou ícone oficial da campanha de Obama, viralizando como nunca antes uma campanha política havia viralizado.

arte obama

Nessa semana, o artista divulgou por meio do Facebook oficial do Obey Giant o trailei oficial do documentário do projeto, que mostra sua vida, sua arte e suas origens. O filme é obra do premiado cineasta James Moll e tem como produtor executivo ninguém menos que James Franco.

cartaz filme obey giant

“Obey Giant – The Art and Dissent of Shepard Fairey” está disponível no canal do YouTube e no site da Hulu, produtora que assina o longa. O link para assistir ao filme na íntegra (1h07 de duração) é este aqui: 

https://www.youtube.com/watch?v=gTvHWQy4oxQ

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (4)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More