in

Jim & Andy – Um dos melhores documentários do ano

Esqueça por um momento a polêmica sobre “House of Cards”, a nova série “O Justiceiro” ou aquele filme que está louco para ver no cinema. O que você realmente precisa ver hoje é “Jim & Andy”, documentário da Netflix produzido por Spike Jonze e dirigido por Chris Smith que conta os bastidores do filme “O Mundo de Andy”, lançado em 1999, como já divulgado aqui pelo Gustavo Giglio.

O documentário traz Jim Carrey em uma entrevista contando sobre seus personagens e a forma que se preparou para realizar o filme “O Mundo de Andy”, suas loucuras e a imersão na vida de Andy Kaufman durante as filmagens. Seu processo de atuação o levou a viver a história de seu personagem e a esquecer dele próprio durante algum tempo. Incrível ver uma entrega tão grande durante tanto tempo.

Além das imagens de arquivo dos bastidores uma das coisas que mais me chamaram a atenção, foi a técnica de entrevista usada pelo diretor. Nesse processo, o entrevistado conversa diretamente com a câmera, estabelecendo uma relação de confiança que passa diretamente para quem assiste. Essa técnica difundida por Errol Morris, ganhou fama com o filme “The Fog of War”, documentário ganhador do Oscar em 2004 que conta a história de Robert McNamara, que entre os anos de 1961 e 1968 foi secretário de defesa dos EUA. No filme, McNamara, briga, discute e aponta para a câmera, estabelecendo uma conversa tão intima e verdadeira que nos leva a acreditar que está falando diretamente para nós mesmo e não para um diretor.


Armas Nucleares Cubanas


Jim & Andy Trailer

Nos dois documentários a técnica foi a mesma, um TP (Tele Prompter) na frente da câmera do entrevistado, mostrava uma imagem do diretor, e um TP na frente de uma câmera do diretor, mostrava o entrevistado, quase uma conversa virtual por Skipe ou WhatsApp, normal nos dias de hoje mas a 20 anos atrás algo de fato fora da caixinha.

Segue um esquema abaixo.

Jim & Andy é inspirador e um dos melhores documentários do ano, seria um dos grandes favoritos a disputa do Oscar em 2018, isso, se a Academia permitisse a inclusão de filmes lançados em serviços de streaming na disputa.

“Jim & Andy” foi lançado no NETFLIX em 17 de novembro.

Report

What do you think?

82 points
Upvote Downvote
Participant

Written by Rodrigo Rebouças

Diretor de Cena da AWAKE FILM, já pisou em ouriço, matou aula pra pegar lagosta e é montanhista há 21 anos.

20 Comments

Leave a Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *