in

Jim & Andy – Um dos melhores documentários do ano

Esqueça por um momento a polêmica sobre “House of Cards”, a nova série “O Justiceiro” ou aquele filme que está louco para ver no cinema. O que você realmente precisa ver hoje é “Jim & Andy”, documentário da Netflix produzido por Spike Jonze e dirigido por Chris Smith que conta os bastidores do filme “O Mundo de Andy”, lançado em 1999, como já divulgado aqui pelo Gustavo Giglio.

O documentário traz Jim Carrey em uma entrevista contando sobre seus personagens e a forma que se preparou para realizar o filme “O Mundo de Andy”, suas loucuras e a imersão na vida de Andy Kaufman durante as filmagens. Seu processo de atuação o levou a viver a história de seu personagem e a esquecer dele próprio durante algum tempo. Incrível ver uma entrega tão grande durante tanto tempo.

Além das imagens de arquivo dos bastidores uma das coisas que mais me chamaram a atenção, foi a técnica de entrevista usada pelo diretor. Nesse processo, o entrevistado conversa diretamente com a câmera, estabelecendo uma relação de confiança que passa diretamente para quem assiste. Essa técnica difundida por Errol Morris, ganhou fama com o filme “The Fog of War”, documentário ganhador do Oscar em 2004 que conta a história de Robert McNamara, que entre os anos de 1961 e 1968 foi secretário de defesa dos EUA. No filme, McNamara, briga, discute e aponta para a câmera, estabelecendo uma conversa tão intima e verdadeira que nos leva a acreditar que está falando diretamente para nós mesmo e não para um diretor.


Armas Nucleares Cubanas


Jim & Andy Trailer

Nos dois documentários a técnica foi a mesma, um TP (Tele Prompter) na frente da câmera do entrevistado, mostrava uma imagem do diretor, e um TP na frente de uma câmera do diretor, mostrava o entrevistado, quase uma conversa virtual por Skipe ou WhatsApp, normal nos dias de hoje mas a 20 anos atrás algo de fato fora da caixinha.

Segue um esquema abaixo.

Jim & Andy é inspirador e um dos melhores documentários do ano, seria um dos grandes favoritos a disputa do Oscar em 2018, isso, se a Academia permitisse a inclusão de filmes lançados em serviços de streaming na disputa.

“Jim & Andy” foi lançado no NETFLIX em 17 de novembro.

Reportar

Updater

Escrito por Rodrigo Rebouças

Diretor de Cena da AWAKE FILM, já pisou em ouriço, matou aula pra pegar lagosta e é montanhista há 21 anos.

20 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Gostou do post?

82 points
Upvote Downvote