Urubu Sessions e o ressurgimento do jazz cool 

Movimento que passou pelo SXSW, Europa e América do Norte chega ao Brasil 

Depois de passar algumas décadas em um espaço obscuro, ganhando a injusta alcunha de música antiga, o jazz tem ressurgido sempre mais forte.

Hoje, tanto a Europa quanto a América estão presenciando uma nova cena de nomes talentosos, que têm se destacado no mercado musical e feito o jazz adquirir um bom status –  como sempre e novamente. Em São Paulo, inclusive, o último ano foi marcado pela abertura de diversos bares e estabelecimentos especializados em jazz – voltados para o público jovem, o que antes simplesmente era impensável.

Falar do “novo” jazz nos leva a abordar o projeto Urubu Sessions – encontros musicais promovidos pela parceria entre o selo Jazz re:freshed e a produtora British Underground, que há dois anos apresentam esse movimento, destacando artistas novos no cenário do jazz britânico contemporâneo.

Após passar pelo SXSW deste ano, Europa e América do Norte, o movimento prepara-se agora para chegar ao Brasil – mais especificamente no dia 11 de dezembro em apresentação única em São Paulo.

Nubya Garcia é uma das escolhidas para se apresentar no país. Saxofonista e compositora, traz como marca o jazz afro, já trabalhou com diversos nomes do meio, com grupos e projetos independentes.

Nubya já tocou com o baterista do MOBO, Moses Boyd e o lendário produtor Congo Natty, além dos grupos Maisha e Nérija. Ela também já está confirmada na lista de artistas para o SXSW 2018.

Conheça mais do som da cantora aqui.

Youssef Quartet

Ao seu lado, quem também fará um show em solo brasileiro é o baterista Yussef Dayes, um dos nomes mais conhecidas na atual temporada de jazz britânica. Entre os destaques de sua carreira, a participação no Black Focus, álbum que instrumental que serviu como marco para o início dessa nova cena. O som remete ao jazz funk dos anos 70, jungle, trip hop e house.

Sem página nas plataformas musicais como YouTube ou VEVO, ele publica alguns vídeos caseiros ou de apresentações oficiais em seu Facebook.

Música boa.

Receba nossos posts GRÁTIS!
Mostrar comentários (2)

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More