As leituras lúdicas de novembro

Os bons livros de games do mês

O mês de novembro está terminando e junto com ele acabei de ler alguns bons livros de games que recomendo neste post.

O primeiro deles é “Blood, Sweat, and Pixels: The Triumphant, Turbulent Stories Behind How Video Games Are Made“. Uma excelente investigação realizada pelo autor Jason Schreier sobre os bastidores da indústria de videogames. Schreier entrevista alguns dos principais nomes da indústria e mostra que a realidade de fazer games é muito mais tensa do que se imagina. Os cases vão de grandes produções cheias de caos e intriga até a obsessão de publishers indies em fazer produtos perfeitos para ter destaque no mercado.. Os casos de insucesso descrito no livro, principalmente, são o ponto alto do conteúdo. Recomendado ao extremo.

Blood, Sweat, and Pixels

livro1

O segundo é “Game Play: Paratextuality in Contemporary Board Games“. Esse é mais acadêmico e tem uma pegada mais conceitual do que o exemplo anterior, mas fala de um dos meus temas favoritos: boardgames! O livro explora em profundidade como a indústria de games analógicos tem se reinventado com novas mecânicas, abordagens e desdobramentos transmidiáticos de franquias. Se você está estudando games analógicos academicamente este aqui é basilar e nuclear.

Game Play

livro2

Pra terminar o mês de leituras lúdicas, indico uma obra nacional: “Advergame. A Publicidade e os Jogos Digitais. Um Processo de Criação” do Filipe Lazarini. Achar bibliografia sobre este tema, ainda mais em português, é um mega desafio; o Filipe transformou seu mestrado em um livro didático e cheio de exemplos bacanas para quem está estudando o assunto. Ajudei um pouco de longe o autor nessa jornada e fico feliz demais em ver publicado.

Advergame

livro3

Mês cheio de bom conteúdo!

Que venha dezembro porque a lista de livros não para de aumentar.

#GoGamers

Receba nossos posts GRÁTIS!
Deixe um comentário

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More